Gastronomia

Junk food: Algumas parecem até saudáveis, mas não são


Por Flipar
pexels pixabay

Junk Food é a comida que tem poucos nutrientes e uma elevada taxa de elementos que podem prejudicar a saúde quando consumidos em excesso, como lipídios (gordura), glicose (açúcar) ou sódio (sal).

socratesmizerski por Pixabay

Alguns alimentos como batatas ou mandiocas, são saudáveis, mas se tornam nocivos quando são fritos e consumidos em excesso, inclusive com muito sal.

Jason Goh pixabay

Veja alguns exemplos de junk food que muita gente adora! Nem que seja de vez em quando...

moises merino pixabay

Batatas fritas - A fritura faz com que a batata perca grande parte do seu valor. Geralmente, é polvilhada com sal, o que eleva a taxa de sódio. Uma dica é fazer na AirFryer, que frita sem gordura, e usar pouco sal.

Cyclone Bill - Wikimédia Commons

Batata chips - As batatas ainda são transformadas no modelo chips, cheios de sal e com adição de sabores artificiais. Nada natural.

Youtube/ Cook'n Enjoy

Pastel - Os pastéis também são muito populares e têm diferentes recheios, mas o perigo está na massa frita, que absorve bastante óleo. 100g de pastel chegam a ter 450 calorias.

BuenosAiresPhotographer - wikimedia commons

Caldo de cana - Essa bebida, muitas vezes, acompanha o pastel, principalmente em bares chineses. Mas o excesso de carboidrato pode causar, se houver consumo regular, problemas como diabetes e obesidade.

food trails wiki commons

Hambúrguer - Já é um clássico. Com muita variedade de opções, é um dos lanches preferidos de quem opta por fast food. E a carne tem proteína, o que cria a ilusão de ser um bom alimento. Mas a carne do hambúrguer é processada, contendo muito sal e gordura.

Youtube/ Mohamad Hindi

Salgadinhos de salsicha - O mesmo problema do hambúrguer ocorre com salsichas, por exemplo. Carne processada, com alto teor de gordura e sódio, conservantes artificiais, e baixo potencial nutritivo. Mas a salsicha é usada com frequência em salgados.

Imagem de Jan Vašek por Pixabay

Cheetos - Numa porção de apenas 25g, há entre 99 mg e 173 mg de sódio; e entre 4 e 6 gramas de gordura. Além disso, tem corante artificial. Tem 121 calorias. Mas, para muitos, os cheetos são viciantes.

Mike Mozart wikimedia commons

Bolinho do tipo Ana Maria - Em 60g, 20 gramas são de açúcar e 11 gramas de gordura, sendo quase 3g saturadas. Tem 138 mg de sódio. E 233 calorias.

Larry D.Moore wikimedia commons

Biscoito recheado - Tem muita gordura e muito açúcar. O Passatempo, por exemplo: em 3 biscoitos (30g), há 4 gramas de gordura e 21g de carboidrato, sendo 6g de açúcar. Não tem praticamente fibras.

reprodução redes sociais

Suco engarrafado - Por mais que pareça saudável, o suco processado que vem adoçado tem alta taxa de açúcar e, muitas vezes, baixa concentração da fruta natural. É preciso verificar o rótulo para adquirir sucos das frutas sem excesso de açúcar.

WIKIMEDIA COMMONS

Pipoca industrializada - A pipoca que vem em pacotes não é a indicada. Mas a pipoca feita do milho natural, que estoura na panela, é saudável. Portanto, há pipocas boas para a saúde. Só deve-se evitar as que parecem artificiais.

Reprodução

Nuggets - Mais um exemplo de lanche que tem aspecto de ser rico em proteína (afinal, é frango), mas, na verdade, tem baixo conteúdo proteico e alto teor de sal e gordura. De vez em quando, tudo bem. Mas não dá pra exagerar.

Youtube/ Panelaterapia

Veja Mais