Animais

As raças mais inteligentes de gatos e curiosidades sobre os felinos


Por Flipar
Dietmar Ludmann Unsplash

Suas habilidades de aprendizado e percepção sensorial aguçada são um diferencial. O comportamento independente, curioso e teimoso também é uma característica marcante.

Site Freepick

Ao mesmo tempo os gatos demonstram afeto, expressando carinho através de gestos, como o ronronar, o que os transforma em fascinantes companheiros.

freepik

Vamos conhecer mais algumas curiosidades e características desses felinos, publicadas pelo Hospital Veterinário de Santa Marinho, em Vila Nova de Gaia, Portugal.

Kim Davies Unsplash

Os gatos podem emitir aproximadamente 100 barulhos e sons distintos, enquanto um cachorro produz cerca de 10.

Divulgação Petlove

O cérebro de um gato apresenta uma semelhança biológica mais próxima ao cérebro humano do que o cérebro de um cão, compartilhando uma região responsável pelas emoções.

Pixabay

Em geral, os gatos vivem até 20 anos, dedicando grande parte de sua vida ao sono, já que passam 2/3 do seu dia dormindo, ou seja, permanecem acordados por aproximadamente 7 anos.

freepik

A capacidade auditiva de um felino supera a de um canino, sendo capaz de detectar sons de alta frequência, aproximadamente 2 oitavas acima do alcance humano.

Joanna Fotógrafa/Pixabay

A visão dos gatos é dual e esférica: superior em ambientes com contornos indefinidos, mas inferior na percepção de cores em comparação com os humanos. Cientistas sugerem que os gatos podem ver a grama em tons de vermelho.

Borna Bevanda Unsplash

A habilidade de um gato retornar ao seu lar é denominada 'psi-viagem'. Especialistas teorizam que os felinos utilizam a angulação da luz solar ou células magnéticas cerebrais como uma bússola.

Dietmar Ludmann Unsplash

Como um gato tem a expectativa de vida de até 20 anos, isso equivale a cerca de um século da vida humana.

Roberto Huczek Unsplash

O motivo pelo qual os gatos ronronam permanece incerto. Veterinários sugerem que as cordas vocais vibram na parte mais profunda da garganta, com um músculo na laringe abrindo e fechando a passagem do ar 25 vezes por segundo.

Imagem de K L por Pixabay

No planeta, há mais de meio bilhão de gatos de estimação, com cerca de 40 raças oficialmente apuradas.

Pixabay

Os gatos podem atingir a velocidade de 49 km por hora em corridas de curta distância e são capazes de dar saltos que correspondem a cinco vezes a sua altura em um único pulo.

Imagem de Karsten Paulick por Pixabay

A diversidade de raças de gatos revela características diferentes entre eles, uma delas é a inteligência. Conheça cinco raças que consideradas extremamente espertas.

Reprodução / Instagram

Gato Siamês- Com corpo esguio, pelagem curta, olhos amendoados e coloração distintiva, a raça siamesa é conhecida por ser sociável e comunicar-se frequentemente com seus tutores.

Meekahoo - wiki commons

Os siamases são vocalizadores expressivos, capazes de aprender comandos complexos. Vivem de 12 a 15 anos e são comuns no Sudeste Asiático.

Imagem de Andreas Lischka por Pixabay

Gato da Birmânia- Possui o corpo musculoso, pelagem sedosa, olhos grandes e redondos. É considerado um gato tranquilo, afetuoso e superinteligente.

grapheum.de - wiki commons

Muitas vezes é descrito como um 'companheiro de sofá'. Vivem aproximadamente 16 anos. É considerado sagrado nos templos de Lao Tzu, locais de devoção do Taoísmo.

Imagem de Christelle PRIEUR por Pixabay

Gato Angorá- A raça é considerada uma das mais antigas do mundo e chama atenção por sua inteligência. Possui habilidades de salto e agilidade. É amável e elegante. Alguns têm um olho de cada cor.

UrieldaCosta wiki commons

Os gatos angorá têm a pelagem longa e sedosa, com predominância do branco e do alaranjado. Eles têm orelhas pontiagudas e corpo elegante. Nativos da Turquia, vivem de 12 a 18 anos.

Imagem de Didi S por Pixabay

Gato Abissínio- Conhecido por sua pelagem curta com marcações tabby, corpo atlético e orelhas pontiagudas, é considerado uma das raças mais antigas de gatos domésticos.

Imagem de Inna Sherman por Pixabay

Veja Mais