Turismo

O espetáculo de luzes da Aurora Boreal


Por Flipar
Divulgação

Recentemente, a linha de cruzeiros Hurtigruten divulgou uma 'promoção' que prometia ao viajante ver a aurora boreal ou não pagar nada na próxima viagem.

Divulgação

Através do programa 'Northern Lights Promise', a empresa realiza expedições ao longo da costa da Noruega durante a temporada de pico do fenômeno natural, entre 26 de setembro e 31 de março.

Divulgação

'Queremos que nossos viajantes tenham confiança de que vão riscar a aurora da sua lista de desejos', afirma Hedda Felin, CEO da Hurtigruten Noruega.

Divulgação

Feliz ressalta que as luzes do norte são espetaculares na Noruega, que fica acima do Círculo Ártico e dentro da alta faixa de visibilidade auroral.

Divulgação

As expedições da Hurtigruten no Mar do Norte têm a presença do astrônomo Tom Kerss, que pode ajudar os viajantes a entender mais da aurora boreal.

Divulgação

Kerss explica que não se deve olhar para o celular, para que os olhos fiquem adaptados à escuridão.

Divulgação

Além disso, a Hurtigruten explica que as luzes do norte aparecem por pouco tempo. Uma boa exibição dura entre 15 e 30 minutos. Recomenda-se checar a previsão do tempo para ter maior garantia de visualização do fenômeno.

David Mark/Pixabay

A possibilidade de ver a aurora boreal no mar aberto é maior por não existir poluição luminosa para atrapalhar.

Egiptologoespaol/Wikimedia Commons

O fenômeno natural pode ser visto tanto no hemisfério norte quanto no sul, onde é chamada de aurora austral. Mas, no sul, o fenômeno ocorre no continente da Antártida. Portanto, a boreal é muito mais badalada.

Imagem de Manolo Franco por Pixabay

Basicamente, a aurora boreal é um fenômeno óptico caracterizado pela formação de desenhos luminosos no céu, com cores e formatos diversos, que ocorrem no período noturno.

AstroAnthony/Wikimedia Commons

A aurora boreal possui características bastante diversificadas em termos de luz e formato devido às diferentes interações químicas que ocorrem na atmosfera durante a sua formação.

Joshua Strang (United States Air Force)/Wikimedia Commons

O fenômeno natural tem origem nas reações químicas oriundas do contato dos ventos solares com elementos presentes na atmosfera terrestre, produzindo diversas formas luminosas no céu.

Marco Brotto/Wikimedia Commons

As chamadas tempestades solares têm o potencial de aumentar a ocorrência das auroras boreais, visto que elas aumentam a quantidade de energia solar recebida pelo planeta.

Javier Casado Tirado/Wikimedia Commons

Por mais que também aconteçam durante o dia, as auroras boreais são mais facilmente visíveis à noite, mediante a ausência de luz natural.

Andre Shutterbird/Wikimedia Commons

No hemisfério norte, a aurora boreal ocorre no Alasca, Canadá, Groelândia, Islândia, Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia.

Javier Casado Tirado/Wikimedia Commons

Veja Mais