Brasil

STF recomenda desbloqueio de rodovia em Roraima

A Transarrozeira foi interditada por indígenas que exigem a expulsão dos arrozeiros há uma semana.Para atender à reivindicação, o superintendente informou que vai reforçar o efetivo já existente em uma barreira da PF a 60 quilômetros do conflito.

postado em 11/05/2008 21:35
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, recomendou ao ministro da Justiça, Tarso Genro, o desbloqueio da RR-319, na terra indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. A Transarrozeira foi interditada por indígenas que exigem a expulsão dos arrozeiros há uma semana. A ordem foi repassada ao superintendente da Polícia Federal, José Maria Fonseca, que hoje à tarde foi até à barreira, a 105 quilômetros de Boa Vista, negociar com os indígenas. No retorno, o delegado informou que os índios concordaram com a liberação da estrada, mas até sua saída do local permaneciam mobilizados. Segundo ele, os indígenas exigiram mais policiamento para evitar o tráfego de pessoas armadas. "Eles disseram que há pessoas transitando com carabinas, em caminhonetes." Para atender à reivindicação, o superintendente informou que vai reforçar o efetivo já existente em uma barreira da PF a 60 quilômetros do conflito. Além disso, acrescentou que a Fundação Nacional do Índio (Funai) vai instalar dois pontos de comunicação via rádio nas comunidades indígenas próximas à barreira. O procurador-Geral de Roraima, Luciano Queiroz, afirmou hoje que o ministro Ayres Britto recomendou o desbloqueio da RR-319 após ação judicial protocolada pelo estado, ontem à tarde. "Ele despachou no processo às 21 horas, de sua casa, em Brasília." Queiroz pediu ainda que o STF ordenasse a proibição de novos bloqueios até a decisão definitiva, que deve ocorrer em duas semanas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação