Brasil

Para ONU, violência é ameaça à democracia

Nova titular do Alto Comissariado para Direitos Humanos assume e avisa que segurança pública é essencial para garantir Estado de direito

postado em 03/10/2008 09:25
A Organização das Nações Unidas (ONU) alerta que a violência e as violações aos direitos humanos ameaçam o fortalecimento da democracia na América do Sul. ;Uma democracia apenas pode se fortalecer se for acompanhada de medidas para conter a violência contra seus cidadãos e garantir segurança para todos;, afirmou Navanethem Pillay, juíza da África do Sul que neste mês assumiu o cargo de Alto Comissária da ONU para Direitos Humanos. ;Caso contrário, a democracia está ameaçada, em qualquer país do mundo;, disse.

Navanethem acaba de assumir o posto máximo da ONU para direitos humanos, o qual, em 2003, foi ocupado pelo brasileiro Sérgio Vieira de Mello, morto naquele mesmo ano no Iraque. A notícia do envolvimento de militares para garantir as eleições nos morros do Rio de Janeiro surpreendeu a comissária da ONU. ;O uso das Forças Armadas é preocupante, mesmo que seja para garantir as eleições;, afirmou Navanethem.

A sul-africana foi a primeira mulher negra a assumir um posto da Corte Suprema de seu país. Ela também foi eleita juíza para Ruanda no Tribunal Internacional, onde serviu por oito anos e julgou casos de crimes contra a humanidade e genocídio. Para ela, o uso do exército para garantir a segurança das eleições no Rio de Janeiro demonstra a fragilidade das condições em que vivem muitas pessoas nas favelas. ;Essa estratégia precisa ser repensada;, avaliou.

A ONU vem alertando que a violência no Brasil, inclusive por parte da polícia, precisa ser enfrentada. Em um relatório publicado há um mês pela entidade, a polícia é alvo de duras críticas, entre elas de corrupção e de cometer homicídios. Navanethem insiste que uma das ações que tomará nos próximos meses será a de lidar com o número de pessoas presas no Brasil e no restante da América Latina, ;abandonadas; pelo Estado nos cárceres. ;Esse é um ponto fundamental de um Estado de direito, que é a garantia do direito de todos, inclusive de detentos;, afirmou.

A sul-africana ainda alerta para um número ;alarmante; de crianças em centros de detenção na América Latina. ;No mundo, 1 milhão de crianças estão em prisões. Muitas são gravemente maltratadas e precisamos mudar isso;, afirmou. ;No século 21, precisamos pensar em uma nova forma de lidar com essa geração;, completou.

Posto metralhado
Um posto de Policiamento Comunitário do Batalhão de Jacarepaguá foi metralhado por bandidos, na madrugada de ontem, na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio. Dois soldados estavam de plantão no momento do ataque, mas ninguém ficou ferido. De acordo com a polícia, bandidos que estavam em motos e armados atacaram o posto pouco depois da 1h30. Horas antes, no fim da noite de quarta-feira, eles já teriam circulado com as motos em frente ao destacamento da polícia, que fica na Avenida Miguel Salazar Mendes de Moraes, mas não chegaram a atirar.

A porta principal do posto de policiamento, de blindex, foi estilhaçada pelos tiros. As balas ainda atingiram o balcão e uma outra porta interna do prédio. Os disparos acertaram também janelas e as paredes do local. Os dois soldados que estavam dentro do posto no momento do ataque contaram que não tiveram tempo de reagir. Os bandidos conseguiram fugir, e ainda não há informações sobre os motivos do ataque.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação