Brasil

Estados começam a receber medicamento contra a gripe suína

postado em 22/07/2009 20:07
O Ministério da Saúde enviou nesta quarta-feira (22) à Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul 15 mil tratamentos contra a influenza A (H1N1) ; gripe suína. Os medicamentos serão distribuídos aos 11 hospitais de referência do estado para o atendimento de pacientes com a nova gripe.

Os estados do Rio de Janeiro, de São Paulo e Minas Gerais também receberão, em 48 horas, outros 5 mil tratamentos cada, dentro do lote de 50 mil à disposição do ministério. Uma segunda remessa de 50 mil medicamentos é aguardada pelo ministério até o dia 15 de agosto e mais 750 mil até o dia 30 de setembro. O Laboratório de Farmanguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Friocruz ; RJ), ainda vai produzir 150 mil tratamentos até o fim do mês.

[SAIBAMAIS]A expectativa do Ministério da Saúde é distribuir ao longo dos próximos meses um milhão de tratamentos aos 68 hospitais de referência de todo o país. Foram investidos, até o momento, mais de R$ 163 milhões na aquisição de matéria-prima, infraestrutura e medicamentos.

Cada tratamento é composto por dez comprimidos de fosfato de osetalmivir, quantidade suficiente para uma pessoa. O medicamento deve ser indicado apenas a pacientes com sintomas graves ou pessoas como os profissionais de saúde, que trabalham diretamente com os doentes e, por isso, estão mais expostos ao risco de contaminação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação