Brasil

Barbie: essa loira tem história

postado em 07/10/2009 07:00
Do chão ao ar condicionado instalado no teto, tudo era rosa. Sete salas decoradas com a cor favorita das meninas exibiam diversos exemplares das bonecas mais famosas que existem. Desde a primeira até as mais recentes ; algumas com visual inspirado em filmes e espetáculos ;, a exposição mostrou toda a história da Barbie, que celebrou seus 50 anos no evento.

Foi a maior exposição já promovida no mundo, com 500 modelos.
Entre março a agosto deste ano, o Museu Encantado Barbie ficou aberto gratuitamente ao público do Shopping Cidade Jardim, em São Paulo. Houve, em média, 700 visitas por dia. Quem não pôde conhecer a coleção, porém, não precisa lamentar, pois novas oportunidades virão. Itinerante, ela seguiu para outros lugares, como a Galeria Melissa (também em São Paulo) e o Salvador Shopping, em Salvador.

Nessas mostras, o acervo do colecionador Carlos Keffer é exibido parcialmente. Ainda assim, visitá-las é um bom programa para quem viajará com as crianças para São Paulo e Salvador no feriadão. Na galeria paulistana, são apresentadas as bonecas da Sala Luxo; na capital baiana, os fãs poderão ver os modelos das salas 50 Faces, Vintage e Planetário.

Conheça as sete salas temáticas do Museu Encantado Barbie
- 50 faces: um enorme bolo de aniversário reúne 50 Barbies para contar sua história em ordem cronológica, destacando transformações no rosto, no corpo e no estilo da boneca.

- Vintage: com modelos lançados entre 1959 e 1972, traz modelos que se inspiraram em grifes francesas, como Dior e Chanel.

- Fashion: a boneca revela tendências de diferentes épocas ao trajar criações de inúmeros estilistas, tanto nacionais quanto internacionais.

- Luxo/Noivas: a Barbie exibe modelos de vestidos de noiva.

- Cenas da vida: esta parte mostra desde as amizades e os romances até profissões e viagens "experimentadas" pela boneca.
- Astros & estrelas: tanto a Barbie quanto o Ken homenageiam personagens do cinema, da televisão e de contos de fada.

- Planetário: em homenagem a diferentes culturas, a Barbie é mostrada com trajes típicos de mais de 70 países. Os lançamentos dessas bonecas ocorreram entre 1980 e 2000.

Cinquentona enxuta
As Barbies mais representativas, ao longo dos 50 anos de história, na opinião do colecionador Carlos Keffer:

1. Barbie número 1 ; 1959
2. Barbie Twist;n Turn ; 1967 ; A primeira Barbie a dobrar (e girar) a cintura e as pernas
3. Barbie Malibu ; 1972 ; A primeira bronzeada
4. Barbie Super Star ; 1977 ; O rosto mais usado na história da Barbie
5. A primeira Barbie negra ; 1980
6. Barbie Cabelos SuperLongos ; 1992 ; A mais vendida de todos os tempos
7. Barbie Jewel Girl, ou Garota Joia ; 2000 ; A primeira com umbigo, abdômen de borracha e novo rosto
8. Barbie 50 anos ; 2009

LEIA MAIS SOBRE A EXPOSIÇÃO NO CADERNO TURISMO, PÁGINA 6

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação