Brasil

TRF de São Paulo pede nova data do Enem para alunos judeus

postado em 27/10/2009 11:47
O Tribunal Regional Federal da 3.; Região (TRF-SP) determinou que a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcada para os dias 5 e 6 de dezembro (sábado e domingo), tenha outra data para beneficiar 22 estudantes do Centro de Educação Religiosa Judaica, de São Paulo. A defesa dos estudantes alega querer garantir a participação dos estudantes judeus, para quem os sábados são sagrados.

De acordo com o relator do caso, o desembargador federal Mairan Maia, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela prova, não sofrerá sanções caso não cumpra a determinação. Na avaliação dos advogados, a decisão abre precedentes para que outros grupos religiosos entrem com processos semelhantes e forcem o Inep a mudar a data do exame. Eles pretendem entrar com uma petição para fazer cumprir a decisão caso o governo federal não remarque a avaliação.

[SAIBAMAIS]O Ministério da Educação (MEC) informa no site da instituição que há salas especiais para seguidores de religiões cujos sábados são sagrados - como judeus e adventistas. No dia de prova, eles devem chegar às 12h (horário de Brasília) nos locais de prova e podem iniciar o exame apenas no domingo, no dia posterior. O Ministério da Educação ainda deve recorrer da decisão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação