Brasil

Demanda por leitos para usuários de crack aumenta no Paraná

postado em 29/11/2009 08:32

>> Samanta Sallum

Enviada Especial

Curitiba ;
O número de atendimentos a usuários de crack no Centro Psiquiátrico Metropolitano em Curitiba subiu 10 vezes em quatro anos. Passou de 200 em 2005 para cerca de 2 mil em 2009. Também existem clínicas particulares de desintoxicação no centro de Curitiba e nas redondezas. São necessários 45 dias de internação, com diárias de até R$ 400. A Clínica Nova Esperança, do casal Araceles e Celso Maçaneiro, é uma delas. Segundo Araceles, que trabalha com dependentes desde 1989, o crack trouxe um novo perfil de paciente. A clínica teve de ser cercada para evitar fugas. Conter os pacientes no período da abstinência também ficou mais difícil.

[SAIBAMAIS]O espaço comporta 29 internos. Há lista de espera. ;Recebemos pacientes de todo o Brasil e também do Paraguai e da Argentina;, conta Celso. Histórias de recaídas são comuns. É com a ;oração da serenidade; que os dias são iniciados na clínica. ;Já cansei do meu velho jeito de ser, serei mais firme do que sempre fui, mais forte do que um dia sonhei;, são as palavras pregadas nos murais. Empresas como Petrobras e Banco do Brasil têm convênios com a clínica e encaminham funcionários para lá.

16
É o numero de Unidades da Federação no Brasil que ainda não têm Caps do tipo III, único que atende 24 horas. O restante fecha às 18h.


2.568
É a quantidade de leitos reservados em hospitais gerais no país para pacientes psiquiátricos, entre eles os usuários de drogas e álcool.
O número é irrisório diante da demanda.

67,7%
Proporção de entidades não governamentais entre as 1.256 instituições que oferecem tratamento para dependentes químicos no país.

R$ 117 milhões
Dinheiro que o governo federal anunciou para ser usado na prevenção e no combate ao uso de drogas no país até 2010. O aumento do número de Caps, do valor das diárias para dependentes químicos e até uma pesquisa sobre os usuários de crack serão custeados com o recurso.

Fonte: Ministério da Saúde e Secretaria Nacional Antidrogas

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação