Brasil

Pronafogo deve ajudar a reduzir emissão de CO²

postado em 08/12/2009 20:12

O Pronafogo, Programa Nacional de Redução e Substituição do Fogo nas Áreas Rurais e Florestais, plano nacional para reduzir queimadas, foi lançado nesta terça-feira (8/12), em Brasília, e faz parte das diretrizes da Polícia Nacional sobre mudanças do clima. O plano deve ajudar a alcançar as metas de redução de emissões de CO; que será apresentada na Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças climáticas (COP-15), na Dinamarca.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, participou da inauguração do programa que será coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, prevê ações integradas com vários órgãos para reduzir as emissões de CO; geradas pelas queimadas que, no Brasil, passam dos 60%. Também são previstas ações integradas do Ibama, ICMBio, Incra, Funai, Embrapa, Emater e Corpo de Bombeiros.

o Pronafogo permitirá a integração e articulação de ações dentro da estrutura do próprio Ministério, e do MMA com outros ministérios e com os Corpos de Bombeiros Militares nos estados. Além disso, segundo o ministro, o Programa prevê maiores investimentos em ações de prevenção a incêndios, como a educação ambiental, por exemplo. "Se gastarmos mais em prevenção, gastaremos menos no combate", apontou Minc.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação