Brasil

Federação alerta para a falta de engenheiros no país

postado em 10/12/2009 18:15

Rio de Janeiro - Pode faltar mão de obra especializada em engenharia no Brasil para preparar a Copa do Mundo de 2014, disse hoje (10) o presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Murilo Pinheiro, em entrevista à Agência Brasil.

Pinheiro acredita que, se não for feito um trabalho junto aos estudantes e universidades, a falta de profissionais qualificados pode acabar provocando uma paralisação no desenvolvimento brasileiro. ;Você vai ter que importar profissional. E nós somos totalmente contra;.

O presidente da FNE afirmou que o Brasil tem muita expertise (profissionais competentes) no setor de engenharia e, por isso, muitos profissionais acabam sendo contratados no exterior. ;Temos que estar cada vez mais aperfeiçoando o nosso profissional, para que ele atue aqui dentro do país;, disse.

Com o objetivo de tornar a engenharia uma profissão que atraia um número maior de jovens, a federação elaborou um material de divulgação que foi distribuído a estudantes do segundo grau.

;Nós estamos fazendo um trabalho para que tenha mais formandos. Nós entendemos que tem que duplicar o número de formandos nos próximos cinco anos;. Isso significa elevar para 60 mil o número de formandos por ano em engenharia no Brasil até 2014. Segundo Pinheiro, a ampliação do número de profissionais especializados vai ;garantir o acompanhamento do desenvolvimento do país, o crescimento que nós estamos projetando;, afirmou.

Nas décadas de 70 e 80, a carreira de engenharia disputava coma de medicina a preferência dos vestibulandos no país. ;Tivemos 20 anos de estagnação. Isso fez com que os engenheiros migrassem para outras áreas, como a de finanças;. A nova fase de desenvolvimento por que passa o Brasil reforça a necessidade de mais engenheiros, avaliou.

Pinheiro acredita que o estímulo à valorização da profissão de engenheiro pode provocar uma mudança positiva no setor. Outro sinal favorável, segundo ele, é que o Ministério da Educação estaria pensando em abrir novas universidades de engenharia, aumentando o número de vagas oferecidas..

;A tendência é de crescimento desse número. É preciso que os alunos que estão entrando [na universidade] se esforcem para sair [concluir o curso] e haja uma guinada em toda essa questão da engenharia;. De acordo com dados da FNE, mais de 100 mil alunos entram nos cursos de nível superior de engenharia, mas apenas 30 mil se formam a cada ano.

O aumento do contingente de engenheiros qualificados atenderá ainda às Olimpíadas de 2016, à exploração do petróleo na camada pré-sal e às obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). ;Todo esse processo que vem despontando com o crescimento do país;, disse Pinheiro.

Amanhã (11), quando se comemora o Dia do Engenheiro, o Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (Seesp), entregará o prêmio Personalidade da Tecnologia 2009 a profissionais da área que ajudaram a construir o desenvolvimento brasileiro. ;Isso é um estímulo para que as pessoas entendam o que fizeram em benefício da população e do crescimento do país;.

Murilo Pinheiro estimou que existam atualmente no Brasil cerca de 500 mil engenheiros na ativa. ;É [um número] muito pequeno para a demanda;, analisou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação