Brasil

Cinzas de Yumi Faraci são jogadas na Serra da Moeda, em Minas Gerais

Elaine Resende
postado em 09/01/2010 18:42
Sobre as montanhas de Minas estão depositadas agora parte das cinzas do corpo da estudante Yumi Imanishi Faraci, morta na tragédia que abateu a cidade de Angra dos Reis (RJ), no dia 1; de janeiro, quando mais de 50 pessoas morreram. Um desejo da jovem de 18 anos foi atendido neste sábado (9/1) pelos pais de Yumi, Sônia Imanishi e Geraldo Faraci. O ato foi acompanhado por dezenas de pessoas que foram até a Serra da Moeda, na Região Central de Minas, para mais uma cerimônia de adeus.

Um amigo da família, o administrador de empresas Cid Maestrini, que conheceu Yumi quando ela tinha apenas três anos, sobrevoou de asa delta a região e arremessou parte dos restos mortais da estudante de arquitetura da UFMG, num dia de sol forte e céu azul. Enquanto as cinzas eram lançadas ao vento, músicas interpretadas pela jovem eram tocadas, tornando o encontro mais emocionante e inesquecível para os parentes e amigos. Até o médico obstetra responsável pelo parto de Yumi foi ao local para se solidarizar com a família.

Conforme Sônia Imanishi, junto às cinzas foi acrescentada uma alga da culinária japonesa, já que a jovem de 18 anos gostava bastante da comida oriental. A mãe chegou a dizer que gostaria que a filha fosse embora levando as "coisas gostosas e doces da vida".

A Serra da Moeda não foi escolhida por acaso. Yumi já havia dito aos pais que se sentiria feliz se os restos mortais de seu corpo fossem lançados sobre as montanhas de Minas. A outra parte será arremessada no mar em Angra, em data ainda não programada.

Missa
Na última quinta-feira (7/1), foi celebrada na capital a missa de 7; dia pela morte de Yumi. Foi uma cerimônia emocionante, principalmente quando um amigo da jovem e sobrevivente do desabamento da pousada Sankay, Cristiano Dayrell, tocou no piano uma das músicas preferidas da jovem. Para os familiares e amigos presentes na missa, foi difícil conter as lágrimas quando a igreja se silenciou para ouvir a canção ;I;m Yours;, do norte-americano Jason Mraz. Outro momento marcante foi a exibição de fotos da estudante, cuja montagem foi feita por amigos dela da UFMG.

[SAIBAMAIS]Yumi estava hospedada na pousada dos pais na noite do réveillon, junto com outros amigos de faculdade, quando um deslizamento de terra destruiu um setor da hospedaria, matando, além dela, o casal de namorados Isabella Godinho e Paulo Sarmiento. Mais de 50 pessoas perderam a vida em decorrência de desabamentos no centro da cidade e na Enseada do Bananal, em Ilha Grande.

Com informações de Liliane Luchin/TV Alterosa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação