Brasil

Ministério da Cultura lamenta morte do cartunista

postado em 12/03/2010 17:40
Ministério da Cultura divulgou nota de pesar, na tarde desta sexta-feira (12/3), pela morte do cartunista Gauco Villas Boas. Assinada pelo ministro JUca Ferreira, a nota lamenta a forma brutal em que a vida dele e de seu filho foi tirada e também destaca algumas das marcas do cartunista que explorava o anarquismo explosivo dos personagens. Juca Ferreira lembra a fundação da igreja Céu de Maria, criada por glauco há 15 anos, inspirada nos cultos do Santo Daime.

[SAIBAMAIS]"Glauco renovou os quadrinhos ao dar novo peso à dimensão do comportamento numa época em que a temática política reinava quase absoluta. Com isso, os personagens de Glauco se tornaram como que nossos conhecidos, com os quais tínhamos necessidade absoluta de conviver diariamente. Como se esquecer de Los Tres Amigos, Geraldão, Dona Marta e tantos outros ; e, é claro, como se esquecer do próprio Glauco?", destaca a nota.

Nota de pesar do Presidente

Mais cedo o presidente Lula também expressou seus sentimento de pesar pela morte do cartunista. Em nota, Lula ressaltou a forma como o artista utilizava o humor para expressar os costumes brasileiros. "Glauco foi um grande cronista da sociedade brasileira, entendia os usos e costumes da nossa gente e expressava isso com inteligência e humor. Fiquei triste com a notícia de sua morte e chocado com as circunstâncias inaceitáveis que também levaram seu filho Raoni. Foi uma perda tremenda. Diante dessa verdadeira tragédia, quero expressar meu sentimento de pesar a familiares, amigos e admiradores", lamentou o presidente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação