Brasil

Corpos do cartunista Glauco e de seu filho são velados em cerimônia fechada

Publicação: 12/03/2010 18:13 Atualização: 12/03/2010 18:30

São Paulo - Os corpos do cartunista Glauco Villas Boas, 53 anos, e seu filho Raoni Villas Boas, 25, estão sendo velados na Igreja Céu de Maria, que fica ao lado da casa do artista em Osasco, na Grande São Paulo. A cerimônia é fechada, sem acesso à imprensa. O cartunista era guia espiritual da Céu de Maria, comunidade religiosa que usa uma bebida alucinógena feita de cipó - ayhuasca - em seus rituais.

O assassinato

Glauco Villas Boas, 53 anos, e o filho Raoni, 25, foram assassinados no início da madrugada desta sexta-feira (12/3) na porta da casa da família, em Osasco (Grande SP). O caso está sendo apurado pelo Setor de Investigações Gerais (SIG) da Delegacia Seccional de Osasco. Uma testemunha que estava com as vítimas no momento do crime reconheceu um suspeito, que está sendo procurado pela polícia.

Segundo a Agência Estado, a suspeita da polícia é que o homem que atirou nos dois, identificado por testemunhas como o estudante Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, 24, era conhecido da família por frequentar a igreja Céu de Maria, fundada por Glauco. Nunes estaria afastado dos cultos cerca de seis meses. De acordo com informações da agência, Nunes estava com uma pistola 765 quando foi ao encontro de Glaouco e Raoni. O assassinato teria ocorrido após o cartunista e seu filho terem tentado impedir o suspeito de se matar. Após a discussão, Nunes atirou nos dois e fugiu em um carro.

Perfil
Glauco Villas Boas consagrou personagens como Geraldão, Geraldinho, Dona Marta, Zé do Apocalipse, Casal Neuras e Doy Jorge. Nascido em Jandaia do Sul, interior do Paraná, ele passou a fazer parte do grupo de cartunistas do jornal Folha de S. Paulo em 1977, onde publicava suas charges e tiras diárias.
O artista começou a desenhar para o Diário da Manhã, em Ribeirão Preto (SP), no começo da década de 1970. Em 1976, foi premiado no Salão do Humor de Piracicaba.

Notas de pesar
Personalidades e autoridades lamentaram o assassinato de Glauco. Entre elas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador de São Paulo, José Serra, e o Ministro da Cultura, Juca Fereira. Um grupo de cartunistas organizou no blog Universo HQ , um dos mais importantes do gênero, uma série de cartuns homenageando o artista.

Esta matéria tem: (4) comentários

Autor: Lucyene Ribeiro
Eu acho o seguinte: as pessoas ficam correndo atras de coisas que não existe e acaba nisso,qual a finalidade de beber algo q vai deixar a pessoa alucinada, ele quer ver quem Jesus? uma grande mentira.essa coisa de espiritismo só tras maldição pra quem entra nele!Jesus é o CAMINHO e a Verdade e a VIDA | Denuncie |

Autor: Francisco Vieira
É isso aí!!! Os intelectuais não quiseram liberar as drogas? Não transformaram os traficantes em usuários e os usuários em doentes? Agora toma o aumento de viciados e da violência!!! Para mim a ayuasca é tão sagrada quanto um copo de Absolut ou uma carreira de pó... | Denuncie |

Autor: Ricardo Peirera
Não apele para a ignorância meu amigo vanio. A ayuasca é uma bebida sagrada e o espiritismo uma doutrina consagrada mundialmente. Se o jovem estivesse se achando jesus cristo ele iria amar e não matar. É muito fácil falar sem conhecer. Desculpe a franqueza, mas busque se informar melhor. Um abraço. | Denuncie |

Autor: vanio almeida
Oh! Falando sério viu: esse negócio de tomar chá do santo dime deu nisso aí; a morte. Veja que o cara tava achando que era jesus cristo - ficou doido de vez e matou os dois; pai e filho. Melhor é amar a Deus e largar essas coisas de chá e espiritismo. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.

Blogs