Brasil

Ministra defende profissionalização de conselhos para controle do uso de recursos da área social

postado em 13/04/2010 16:07
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, disse hoje (13), após participar da abertura da oficina de capacitação de agentes públicos de controle social da Política de Assistência Social e do Programa Bolsa Família, que é preciso profissionalizar os conselhos municipais e federais de controle social para que eles estejam capacitados para acompanhar e verificar a execução dos recursos públicos na área de assistência social.

;Enquanto não vencermos essa cultura, ainda com base no que sempre se fez em relação à assistência social, não vamos avançar na ampliação dos espaços, no acesso ao serviço e na qualidade dos serviços públicos que são prestados aos usuários;, afirmou a ministra.

Segundo o ministério, a oficina, que se encerra amanhã (14), decidirá as diretrizes para a capacitação de agentes públicos de controle social em todo país. De acordo com a secretária adjunta de Assistência Social, Valéria Gonelli, cerca de 22 mil agentes participarão das oficinas, que devem começar em maio, em todo o país.

A ministra explicou que as oficinas de capacitação fazem parte das exigências que o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) requer para sua consolidação. ;O sistema pressupõe essa organização, essa mudança de cultura, profissionalização, planejamento, avaliação e processo de capacitação permanente em todos os municípios brasileiros;.

Os Conselhos Municipais de Assistência Social (CMAS) são órgãos responsáveis pelas formulações, controle, acompanhamento e fiscalização da Política Municipal de Assistência Social para garantir a qualidade e o acesso ao direito social a toda sociedade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação