Brasil

Campanha vai combater alcoolismo entre índios de Minas

postado em 19/04/2010 20:05
Uma campanha para combater o alcoolismo entre índios em Minas Gerais foi lançada nesta segunda-feira por órgãos públicos do estado. O Ministério Público Federal, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e a Polícia Militar aproveitaram o dia do Índio para lançar a iniciativa, que inclui evitar o tráfico de bebidas em comunidades indígenas e o estímulo ao consumo.

A campanha é destinada principalmente aos índios da etnia Maxacali. Segundo a Polícia Militar, a venda de bebida alcoólica entre os maxacalis é feita de maneira clandestina e abusiva. Cada litro de cachaça chega a sair por R$ 50.

De acordo com a Funasa e Funai, o consumo de bebida alcoólica entre os índios é incentivado pela população não-indígena. A primeira fase da campanha envolve uma conscientização dos comerciantes. O objetivo é fiscalizar e reprimir o crime, que configura tráfico. O Ministério Público Federal já denunciou três pessoas pelo crime na última semana, em Santa Helena de Minas, que fica na Região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Uma das maiores preocupações da segunda fase da campanha é a especificidade do tratamento do alcoolismo entre índios, que é diferente daquele destinado aos não-índios que têm a doença. A população também é convidada a participar da campanha denunciando a prática do crime pelo disque-denúncia (181).
Portal Uai
(Com informações de Otavio Oliveira/ e do Ministério Público Federal)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação