Brasil

Duas gestantes morrem com Gripe A (H1N1)

Diário de Pernambuco
postado em 25/04/2010 14:47
Mais duas mulheres grávidas morreram em decorrência de complicações causadas pela gripe A no país, nos estados de São Paulo e Amazonas. Em São Paulo, uma mulher de 32 anos, grávida de 7 meses, morreu em Diadema, no ABC paulista, após passar 23 dias internada. Dois dias antes da morte, os médicos fizeram parto cesárea e retiraram a criança, uma menina, que está internada no Hospital Municipal de Diadema.

Esta é a segunda morte confirmada pela Secretaria de Saúde de São Paulo este ano pelo vírus H1N1, que provoca a gripe conhecida como gripe suína. A primeira foi de um homem de 31 anos, morador de Santa Bárbara d;Oeste, município da região de Campinas, a 135 km da capital paulista. O homem morreu no dia 5 de março passado e, segundo a Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d;Oeste, elenão viajou nem teve contato com estrangeiros.

Levantamento da Secretaria da Saúde de Saúde mostrou que, até quinta-feira, cerca de 7,99 milhões de pessoas haviam sido vacinadas. Neste spo sábado, passaram a ser vacinados também idosos com 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas. Pacientes crônicos, crianças de seis meses a um ano e 11 meses, gestantes e pessoas de 20 a 29 anos também podem procurar os postos de saúde para serem imunizados.

Segundo a Secretaria, mais de 90% das crianças de seis meses a um ano e 11 meses foram imunizadas. Entre os portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos a cobertura é de 93%. E 85% da população grávida neste primeiro mês de vacinação (considerando aquelas com ao menos um mês e meio de gestação) também já se imunizou.

A campanha segue orientações da Organização Mundial da Saúde. A vacina é segura e eficaz. A única contra-indicação é para quem tem alergia a ovo de galinha.

Doenças crônicas contempladas na campanha de vacinação:

1 - Doença Respiratória Crônica

2 - Doença Cardíaca crônica com repercussão clínica e/ou hemodinâmica

3 - Doença Cerebrovascular

4 - Doença Neurológica

5 - Doença Hepática crônica

6 - Doença Renal Crônica

7 - Doença metabólica (diabetes e obesidade mórbida)

8 - Doença Hematológica

9 - Imunodeficiências

10 - Outras condições (ex. Síndrome de Down)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação