Brasil

Governo quer incentivar empresas a criarem salas de amamentação

postado em 26/04/2010 15:23
São Paulo - O Ministério da Saúde quer sensibilizar empresários a respeito da importância das salas de amamentação em ambientes de trabalho. A iniciativa faz parte de uma campanha para estimular a continuidade da alimentação com leite materno quando as mulheres voltam ao trabalho, após a licença-maternidade.

A primeira ação no sentido de promover as salas de amamentação nas empresas foi a regulamentação desse locais por uma portaria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em fevereiro. As salas são espaços próprios para que a mulher possa retirar e armazenar o leite durante o horário de trabalho. Esse leite poderá ser usado posteriormente para alimentar a criança.

O diretor de Ações e Programas Estratégicos, José Luiz Telles, que participou do evento promovido pelo ministério para reunir governo e empresas, ressaltou que alimentar o bebê com leite materno é uma importante ferramenta para combater a mortalidade infantil.

Ele destacou que as empresas têm mostrado interesse em adotar esse projeto e que algumas companhias já possuíam as salas antes mesmo da regulamentação. ;As empresas têm aderido. Na verdade, essa iniciativa já vem de algum tempo em algumas empresas, muito por reivindicação de mães trabalhadoras.;

Entre os exemplos de empresas que já adotaram as salas de amamentação está o grupo Santander. Segundo a enfermeira Lidia Matsuda, que trabalha na instituição, a iniciativa aumenta a produtividade das trabalhadoras, que se sentem mais confortáveis, o que acaba sendo bom também para a empresa.

;As mães, quando retornam, adoram o processo. Se integram melhor no trabalho, se dedicam mais. O engajamento delas é maior porque ela se sente protegida, acolhida. Ela sente que os interesses dela estão sendo defendidos;, afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação