Brasil

Ministério vai avaliar nível de nutrição de crianças no Norte e Nordeste

postado em 30/04/2010 13:00

Brasília - Um estudo sobre a situação nutricional de crianças de até 5 anos que vivem no Semiárido nordestino e na área urbana da Região Norte terá início no dia 14 de agosto. A iniciativa será viabilizada pelo ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com o Ministério da Saúde.

As chamadas nutricionais, como são conhecidas, consistem na aplicação de um questionário que avalia questões como o aleitamento materno, a cobertura vacinal e o acesso a programas de assistência social e segurança nutricional. Além disso, serão registrados o peso e a altura das crianças.

Em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, a diretora da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do MDS, Júnia Quiroga, afirmou que a pesquisa será realizada no mesmo dia da vacinação infantil, porque praticamente todas as crianças participam da campanha de imunização.

Segundo a diretora, a coleta de dados não vai prejudicar a vacinação. ;Vamos realizar a pesquisa de forma que os dois entrevistadores não atrapalhem o trabalho da equipe de saúde;, destacou.

Segundo Júnia, as edições anteriores do estudo demonstraram que os programas sociais estão fazendo a diferença no combate à desnutrição, em especial o Bolsa Família.

O ministério calcula que 28 mil crianças serão avaliadas. A diretora disse que a amostra reflete a situação dessas regiões, principalmente do Norte, que tem os piores índices de desnutrição infantil. ;É crucial fazer essa investigação nessa área para potencializar a intervenção tanto na saúde quanto no desenvolvimento social;, ressaltou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação