Brasil

Funcionários do Inep e FNDE continuam em greve

postado em 04/05/2010 18:10
Dois importantes braços do Ministério da Educação (MEC) estão parados desde o dia 26 de abril e sem previsão para retorno. Os funcionários do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) estão em greve pela reestruturação dos planos de carreira.

Os dois órgãos são autarquias do MEC. O Inep é responsável pelas avaliações educacionais como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Segundo o MEC, a paralisação dos funcionários não irá alterar o calendário das provas, previstas para novembro.

Segundo Alessandro Borges, do comando de greve do Inep, existe hoje no órgão ;duas carreiras de nível superior que desenvolvem um trabalho igual, mas recebem tratamento salarial diferente;. Os funcionário também querem melhorias no vencimento inicial dos concursados de nível médio.

Já o FNDE responde pela transferência de recursos para municípios por meio de programas como o da merenda e do transporte escolar. Também organiza a distribuição de livros didáticos para todos alunos da rede pública.

O MEC disse que não irá se pronunciar sobre o assunto porque as negociações estão sendo feitas com o Ministério do Planejamento. Hoje pela manhã, o prédio do FNDE amanheceu com as portas trancadas com correntes pelo lado de fora. O movimento grevista disse que não foi responsável pela ação. Havia ainda, em torno do prédio, um líquido supostamente inflamável derramado no chão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação