Brasil

Dengue avança em São Paulo

Vinte cidades concentram mais de 70% dos casos da doença no estado

postado em 13/05/2010 09:10
Vinte dos 645 municípios paulistas concentram 72,4% dos casos de dengue confirmados de janeiro a abril deste ano. Ao todo, o estado registra nesse período 69.148 casos da doença. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, 10.033 são relativos a infecções ocorridas em janeiro, 27.738 em fevereiro, 26.604 em março e 4.773 em abril. A secretaria informou ainda que foram contabilizadas 55 mortes pela doença nesse período.

Segundo informações da Secretaria de Saúde, as cidades com maior número de ocorrências são Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Araçatuba, todas no interior do estado. Na região da Baixada Santista, Guarujá e São Vicente lideram em número de casos. A secretaria atribui o aumento de ocorrências da dengue à alta incidência de chuvas, principalmente nos três primeiros meses do ano, e às temperaturas elevadas, propícias à proliferação do mosquito.

Na cidade de São José do Rio Preto, até a semana passada, foram contabilizados 10.258 casos de dengue, com nove mortes ; sendo quatro por dengue hemorrágica. Segundo a Secretaria de Saúde da cidade, para tentar conter a doença, a prefeitura colocou nas ruas 400 agentes e faz aplicações diárias de inseticida. Além disso, a secretaria afirma ter criado o Disque-Dengue e enfatizado com os profissionais os protocolos de atendimento aos pacientes.

Em São Vicente, já são 3.020 casos confirmados, com seis mortes ; uma por dengue hemorrágica. O combate, segundo a prefeitura, está sendo feito com 110 agentes nas ruas, distribuição do selo verde para as casas onde não há problemas e a orientação aos médicos para diagnosticar a doença o mais rápido possível.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação