Brasil

Saiba mais sobre os testes de HIV

postado em 21/05/2010 17:13
[SAIBAMAIS]Existe um protocolo, seguido pelo Ministério da Sáude, de realizar os dois exames para confirmar o HIV. A portaria 151, de outubro de 2009, prevê que o paciente deve passar pelo teste Elisa e, se detectado o vírus, pelo Western Blot, para confirmação. Com isso, o ministério argumenta que essa prática é comum e que não foi adotada por causa da possibilidade de a vacina contra H1N1 apontar o falso positivo.

O teste mais utilizado nas investigações diagnósticas para detecção de anticorpos anti-HIV no organismo é o Elisa. Ele procura no sangue do indivíduo os anticorpos que, naturalmente, o corpo desenvolve em resposta à infecção pelo HIV. O resultado desse teste é rápido, mas, ocasionalmente, pode surgir um falso positivo (resultado positivo para o HIV, em uma pessoa não contaminada pelo vírus). Por isso, caso o resultado seja positivo, aconselha-se repetir o Elisa e, em seguida, fazer o teste de Western Blot para que não restem quaisquer dúvidas.

O teste de Western Blot é mais sensível e define, com mais precisão, a presença de anticorpos anti-HIV no sangue. No entanto, como é mais complicado e exige condições técnicas mais avançadas, só é utilizado como confirmação do Elisa.

Fonte: Site do Ministério da Saúde

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação