Brasil

Alunos de olho nos cronogramas do Ministério da Educação

postado em 10/06/2010 08:20
O período de inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação começa às 8h de hoje. Os estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 têm até a próxima segunda-feira, sempre das 8h às 23h59, para se inscrever no site http://sisu.mec.gov.br e concorrer a uma das 16.573 vagas oferecidas por 15 universidades federais, duas estaduais (Uncisal e Uergs), 17 institutos federais e o Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet/RJ). Os números foram divulgados ontem, em entrevista coletiva com a secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci.

Durante o período único de inscrições, o participante indicará duas opções de curso, na ordem de preferência. Após o encerramento do prazo, haverá três chamadas e uma lista de espera para as vagas remanescentes. O primeiro resultado sai em 17 de junho (veja calendário). As mudanças, diz Maria Paula, visam tornar o processo mais rápido.

O Programa Universidade para Todos (ProUni) também já está com período para inscrições definido. Os interessados em concorrer a bolsas integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior devem concluir a adesão entre 15 e 19 de junho. Serão seis chamadas. O resultado da primeira delas está previsto para 21 de junho. A quantidade de vagas ainda não foi definida pelo MEC, mas o mínimo obrigatório é de cerca de 60 mil.

Enem
Após o vazamento das provas do Enem no ano passado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) vai reforçar a segurança do processo de logística. Segundo o presidente da instituição, Joaquim José Soares Neto, será contratada, via licitação, uma gráfica de segurança máxima. A exemplo de 2009, quem aplicará as provas será o consórcio Cespe/Cesgranrio, com dispensa de licitação. A distribuição será responsabilidade dos Correios e o transporte dos pacotes de provas terá escolta.

As provas deste ano estão marcadas para 6 e 7 de novembro. As inscrições podem ser feitas entre 21 de junho e 9 de julho, somente via internet. Neto adianta que a estrutura do exame está mantida. A única novidade é a inclusão de línguas estrangeiras na prova de linguagens e códigos, que permanece com 45 questões. No ato da inscrição, o estudante deve escolher entre inglês e espanhol.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação