Brasil

Saúde mental em debate no Rio de Janeiro

postado em 11/06/2010 15:55
Promover um debate sobre como melhorar o tratamento de portadores de distúrbios mentais é um dos objetivos da 4; Conferência Estadual de Saúde Mental Intersetorial, que foi aberta nesta sexta-feira (11) na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). O encontro vai até o próximo domingo.

;O intuito é aproveitar a presença dos parceiros intersetoriais para promover um debate e votar por avanços que podem auxiliar no tratamento dos doentes mentais;, disse a assessora do Conselho Estadual de Saúde, Thaíssa Torelli.

Para Alexandre Bellagamba, membro da Comissão Estadual de Reforma Psiquiátrica do Conselho Estadual de Saúde, a conferência deve buscar soluções que promovam a inclusão social dos doentes mentais, quebrando o preconceito existente. ;A intersetorialidade está presente para promover a integração dos doentes mentais com outros setores da sociedade, como o esporte, o lazer e a cultura. Atingindo, com isso, novas formas de tratamento das doenças. É preciso ter um conhecimento melhor sobre a saúde mental e acabar com a discriminação;.

A última Conferência Estadual de Saúde Mental ocorreu em 2001. Naquele ano, não contava com a participação de parceiros intersetoriais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação