Brasil

Cenas de barbárie

Rafael Dias
postado em 24/06/2010 09:01
Uma cidade que agoniza. Barreiros, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, mais se assemelha a um cenário nunca antes imaginado. Pessoas vagam pedindo ajuda e a barbárie é assustadora: moradores matam porcos na rua para acabar com a própria fome e bebem água do Rio Carimã, afluente do Rio Una ; o mesmo que derrubou duas pontes no último sábado.

Por volta das 15h de ontem, no meio da rua, um grupo se aglomerava em torno de uma mesa improvisada feita de compensado de madeira. Atrás deles, uma panela grande com água quente. Um porco era escalpelado por homens famintos que preparavam a refeição ali mesmo. O gesto não os envergonhava. Felizes, cumpriam o ritual de cortar e assar a carne com o alívio de quem sobreviveu a mais um dia.

Depois de perder mais de mil casas e cinco pontes para a força das chuvas, o município pernambucano mais atingido pela enchente da semana passada definha. Na entrada da cidade, cujo acesso se restringe a veículos que transportam donativos, tratores e carros oficiais, moradores visivelmente abatidos seguem atônitos e passam o dia pedindo alimentos e água.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação