Brasil

Volta às aulas sem previsão

Mesmo com a antecipação das férias, retorno dos alunos é incerto em Alagoas: 25 escolas foram danificadas severamente, com prejuízo na casa dos R$ 9 milhões

postado em 25/06/2010 07:30
Larissa Leite

Em Alagoas, a Secretaria de Educação publicou, na última quarta-feira, portaria que antecipou o recesso de julho das escolas dos 15 municípios em estado de calamidade pública, e em escolas que estão servindo de abrigo para as vítimas da chuva. O problema é que os alunos que tiveram aulas interrompidas não terão previsão de retorno mesmo na volta das férias. Isso porque a gravidade da situação nessas cidades fica ainda mais clara quando revelada em números: das 47 escolas estaduais dos 15 municípios, 25 foram diretamente atingidas pelas enchentes, resultando em um prejuízo de aproximadamente R$ 9 milhões. O levantamento foi feito pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas e entregue, ontem à tarde, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em companhia do Ministro da Educação, Fernando Haddad, durante visita de comitiva federal aos locais mais afetados do estado.

Em entrevista ao Correio, o secretário de Educação de Alagoas, Rogério Teófilo, descreveu a visita de ontem às escolas afetadas: ;O ministro ficou desconcertado, e disse que não vai faltar apoio ao estado. E é de fato uma catástrofe, com um impacto muito alto. Mas agora temos que ter serenidade e trabalhar com a razão;. Segundo o secretário, os danos nas escolas variam desde a danificação na estrutura física das escolas até a perda de documentações, merendas, mobília, computadores e diversos outros itens patrimoniais.

Há ainda casos de unidades que foram saqueadas, depois de terem a infraestrutura abalada. Foi o caso da escola Francisco Leão, localizada em Rio Largo, de onde ladrões levaram ventiladores, material de limpeza e de cozinha, além do estoque da merenda. Teófilo ressalta, no entanto, que a rede estadual está mobilizada no apoio às vítimas ; das 340 escolas da rede, 290 estão servindo de ponto de arrecadação de donativos. Os coordenadores da campanha pedem à população que doe roupas, alimentos não perecíveis e água potável. Os alimentos coletados pelas escolas serão levados para a sede da Secretaria e depois repassados à Defesa Civil Estadual.

Uma equipe do Departamento de Engenharia da Secretaria do estado está visitando todas as escolas para elaborar um relatório de perdas. A Secretaria Executiva e a Secretaria de Educação Básica do ministério já estão reunidas, e analisam ações de apoio a Alagoas e Pernambuco, relacionadas à reconstituição física e pedagógica das escolas. No último 23 de junho, os secretários dos dois estados se reuniram em Brasília, com os representantes do ministério, e apresentaram um relato prévio das perdas.



"O ministro (da Educação) ficou desconcertado e disse que não vai faltar apoio ao estado. Temos que ter serenidade e trabalhar com a razão"
Rogério Teófilo, secretário de Educação de Alagoas

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação