Brasil

Polícia busca corpo em sítio de Bruno

Ernesto Braga, Landercy Hemerson
postado em 29/06/2010 08:43
Pedro Ferreira

Belo Horizonte ; A polícia continua hoje, no condomínio Residencial Turmalina, em Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, as buscas ao corpo da modelo e estudante paranaense Eliza Silva Samúdio, 24 anos, ex-namorada do goleiro do Flamengo Bruno Fernandes de Souza, 25 anos. O jogador é suspeito de ter, com a ajuda de um amigo, espancado e assassinado a moça, com quem supostamente teria um filho de 4 meses. Ela está desaparecida há três semanas. As buscas nas proximidades do sítio do goleiro e dentro da propriedade começaram ontem à tarde e foram interrompidas à noite.

Bruno, titular do atual campeão brasileiro de futebol, foi afastado do clube e concordou em permanecer no Rio. A presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, disse lamentar a situação com um de seus atletas e informou que o clube tomará as providências cabíveis assim que houver uma posição oficial da Justiça a respeito do caso (leia reportagem ao lado).

A movimentação no condomínio começou por volta das 16h30, com a chegada das delegadas Ana Maria Santos, chefe da Delegacia de Homicídios de Contagem, e Alessandra Wilki, que preside o inquérito aberto para investigar o sumiço de Eliza. No comboio formado por quatro carros da Polícia Civil também estava o delegado Júlio Wilki da Divisão de Crimes Contra a Vida (DCcV). Eles mostraram, na portaria, o mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça de Contagem e seguiram para o sítio de Bruno. Pouco tempo depois, Júlio Wilki voltou à portaria e pediu cópia das imagens do circuito de TV gravadas na entrada do condomínio e o livro de registro de entradas a partir do dia 4.

Por volta das 18h, chegou ao condomínio o primeiro carro do Corpo de Bombeiros. ;Fomos chamados para fazer uma vistoria, porque haveria um corpo aí dentro;, disse o subtenente Wanderley Ferreira. No entanto, ele não confirmou se os policiais civis haviam achado algum corpo. Mais três carros dos bombeiros, sendo uma van com 10 militares e cinco veículos do 40; Batalhão da Polícia Militar também chegaram ao local.

Às 19h50, a delegada Ana Maria Santos deixou o condomínio sem falar com a imprensa. O tentente Marcelo Rodrigues disse que a denúncia anônima feita por meio do telefone 181 informou que haveria um corpo em uma cisterna aterrada próxima ao sítio do goleiro. ;Ainda não foi encontrado nada. A Polícia Civil está colhendo evidências que possam levar ao paradeiro da modelo e a PM está dando apoio;, resumiu o tenente.

Bebê
O pai da moça desaparecida, o arquiteto Luís Carlos Samúdio, embarcou ontem à tarde no Aeroporto de Confins levando o neto Bruno, de 4 meses, para Foz do Iguaçu (PR), onde mora. A criança seria fruto de um relacionamento da modelo com o goleiro. Segundo a mulher do jogador, Dayane Rodrigues, Eliza deixou o filho com seu marido, no sítio da família. Na madrugada de sexta-feira, Dayane foi presa com o recém-nascido, que ficou por 10 dias no sítio de Bruno.

Luís Carlos e Silvia Cordeiro de Oliveira, madrasta de Eliza, tinham previsão de chegar no fim da noite de ontem a Foz do Iguaçu. Em escala em Curitiba (PR), o arquiteto disse que estava mantendo contato com os policiais mineiros sobre as buscas realizadas no sítio do jogador. ;Nesse período em que estive em Belo Horizonte, foi feita coleta de material genético para facilitar uma possível identificação por exame de DNA. Mas ainda não há informação concreta sobre a morte de minha filha.;

A autorização para Luís Carlos levar a criança foi dada pela Justiça de Contagem. O bebê seria filho do goleiro Bruno, mas ele não o registrou. Eliza ajuizou uma ação no Fórum do Rio de Janeiro, onde o jogador mora, para reconhecimento de paternidade.

O garoto estava num abrigo do Bairro Petrolândia, na periferia de Contagem, desde sexta-feira, quando foi achado na casa de uma família numa favela da cidade. O arquiteto diz ter esperança de achar a filha viva. ;Sei que tem alguém por aí que sabe de alguma coisa, mas tem medo de contar. Confio no trabalho da polícia;, acrescentou.

Veículo
Bruno terá de depor pessoalmente, nos próximos dias, na Delegacia de Homicídios de Contagem, que investiga o caso. A hipótese de o jogador ser ouvido no Rio de Janeiro, onde mora, por carta precatória, foi descartada ontem pelos policiais encarregados do caso. A data do depoimento depende do andamento das investigações.

O Instituto de Criminalística de Belo Horizonte foi acionado ontem pela Delegacia de Homicídios de Contagem para fazer perícia na Land Rover do goleiro. O veículo foi apreendido com quatro amigos dele no último dia 8 e a polícia vai investigar se o veículo foi usado no sumiço de Eliza.

Sei que tem alguém por aí que sabe de alguma coisa, mas tem medo de contar. Confio no trabalho da polícia;
Luís Carlos Samúdio, pai de Eliza Silva Samúdio, a ex-namorada de Bruno

Memória
Durante o quinto mês de gestação, Eliza Samudio concedeu entrevista ao jornal Extra, do Rio de Janeiro, na porta de uma Delegacia de Atendimento à Mulher. Ela foi ao local para prestar queixa contra ameaças, um sequestro relâmpago e agressões realizadas pelo jogador do Flamengo e um grupo de comparsas. Bruno pressionava Eliza para abortar o bebê. Confira um trecho da conversa publicada em 14 de outubro do ano passado:

;Ele começou a me bater, dizendo que eu queria aparecer. Me deu dois bofetões na cara. Enquanto o carro andava, ele dizia: ;Não sei se eu te mato, não sei o que eu faço;; Eu disse: ;Se você me matar, será pior, pois irão atrás de você;. Ele respondeu: ;Mas se eu jogar seu corpo em qualquer lugar, não irão descobrir que fui eu;. Eu disse: ;Tudo bem, eu tiro (a criança). Ele disse: ;Eu vou te dar Citotec (medicação cuja venda é proibida, utilizada para forçar o aborto);. Respondi: ;Citotec não aborta com cinco meses;. Falei aquilo para ganhar tempo. Até então, eu estava calma, enquanto ele parecia muito louco. Falou inclusive que fumou maconha e bebeu a noite toda. Ele me levou para o apartamento dele, me deu um monte de remédios e uma bebida horrorosa que eu não sei o que era. Bebi, dormi e acordei agora (eram 14h). Ele disse: ;Na sexta-feira, você vai abortar a criança. Se você for à polícia, mato você, sua família e suas amigas;.;


Ele começou a me bater, dizendo que eu queria aparecer. Me deu dois bofetões na cara. Enquanto o carro andava, ele dizia: ;Não sei se eu te mato, não sei o que eu faço;;
Eliza Samudio, sobre o goleiro Bruno, em entrevista em outubro de 2009, quando estava no quinto mês de gravidez.

Jogador é afastado

Joana Tiso
Patrícia Trindade

Rio de Janeiro ; O treino do Flamengo, na Gávea, começou pontualmente às 9h. E nada do goleiro Bruno, que só deu as caras por volta das 10h40. Segundo a assessoria de imprensa rubro-negra, o atraso aconteceu porque o jogador se confundiu e foi para o CT Ninho do Urubu. Atrasado, o atleta, suspeito no inquérito sobre o sumiço da ex-namorada, a estudante Eliza Samúdio, 25 anos, entrou no clube pela porta dos fundos e se negou a dar entrevistas. Falou, de maneira informal, a um repórter de rádio, que estava ;com a consciência tranquila; e que um dia ainda iria ;rir de tudo isso;.

Além de Zico, compareceram ao treino o gerente de futebol Isaías Tinoco, a presidente Patrícia Amorim e o vice jurídico Rafael de Piro. Nos 20 minutos em que esteve na Gávea, Bruno não colocou o uniforme nem pisou no gramado. Ele foi direto para o departamento jurídico, onde se reuniu com os dirigentes e foi comunicado do afastamento. Segundo Patrícia Amorim, a decisão de mantê-lo no Rio teve a participação dos principais nomes do clube. Até o fechamento desta edição, a diretoria não havia se pronunciado sobre as novas informações da polícia. O celular do advogado Michel Assef Filho, que cuida do caso, esteve desligado durante a tarde de ontem.

;O Flamengo lamenta profundamente o ocorrido com um de seus atletas. Entendemos o momento delicado para o clube, mas é um problema particular do jogador. O Flamengo entende que não tem competência para julgar qualquer situação. Tão logo ocorra esse julgamento da Justiça, o clube tomará as medidas cabíveis. Só podemos dizer que ele fica afastado do grupo que vai para Itu e segue treinando no Ninho do Urubu;, explicou a mandatária, ontem de manhã, sem esconder o abatimento.

Aos advogados do rubro-negro, Bruno alegou inocência. Rafael de Piro evitou fazer pré-julgamentos e disse que ele continua no Rio ;até porque é aguardado para prestar esclarecimentos à polícia;.

;Esse problema não é do clube. Bruno tem vínculo com o Flamengo, mas seu advogado é quem cuidará disso. É lógico que ele não tem cabeça neste momento para cuidar de outras coisas. Bruno está preocupado em provar a sua inocência. Evidentemente ele está um pouco abalado, mas tem todo interesse em esclarecer tudo;, afirmou Rafael.

O técnico Rogério Lourenço não escapou das perguntas sobre Bruno ao fim do treinamento de ontem. Cauteloso, ele evitou até falar sobre a entrada de Marcelo Lomba na vaga do camisa 1. ;O goleiro titular do Flamengo hoje é o Bruno. Lomba vinha sendo o segundo goleiro e terá oportunidade. Mas neste momento só pensamos no ser humano.; Os jogadores evitaram o assunto.


Os rolos do goleiro
Histórico de confusões

Nos últimos dois anos, o goleiro Bruno, do Flamengo, tem protagonizado confusões dentro e fora do campo. Considerado por muitos jornalistas como um dos melhores do país, ele se envolveu em confusões com garotas de programa e torcedores. Confira:

Prostitutas
Em 10 de julho de 2008, após o empate do rubro-negro carioca em 1 x 1 contra o Atlético-MG pelo Campeonato Brasileiro, em Belo Horizonte, ele, o meia Marcinho, o atacante Diego Tardelli e o quarto goleiro Paulo Victor se envolveram em uma confusão com oito garotas de programa, no sítio de Bruno. Duas delas denunciaram Marcinho, acusando o jogador de tentar forçá-la a fazer sexo sem o uso de preservativo. O goleiro Bruno tomou partido da mulher. ;Até porque, independentemente de ser prostituta ou não, é uma mulher e bater em mulher é covardia;, comentou.

Torcedores
Em 20 de setembro de 2009, depois da derrota do Flamengo por 2 x 1 para o Cruzeiro, no Maracanã, o camisa 1 disparou contra a torcida e chegou a anunciar o rompimento com o clube. ;Não aguento mais, parei;, desabafou o goleiro. Em 30 de novembro do mesmo ano, uma vitória levaria o time à liderança do Brasileirão, mas um empate em 0 x 0 com o Goiás, em pleno Maracanã, frustrou a torcida. O time acabou vaiado e Bruno representou os jogadores culpando a arquibancada. ;Eu acho que o nosso torcedor, por estar tão carente, às vezes acaba atrapalhando.; Em maio deste ano, após a eliminação do time da Taça Libertadores, a torcida pediu o afastamento do goleiro, que voltou a bater boca com integrantes de organizadas.

Agressão
Eliza Samudio, que está desaparecida, registrou queixa em 13 de outubro de 2009 acusando o atleta de sequestro, agressão e ameaça. De acordo com a investigação conduzida pela Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Jacarepaguá, no Rio, o goleiro do Flamengo teria obrigado a ex-namorada a tomar medicamentos para abortar um filho que seria dele, e que teria espancado a mulher. Bruno negou todas as acusações e disse que Eliza estava em busca dos seus ;15 minutos de fama;.

Defesa complicada
Em 6 de março deste ano, capitão do Flamengo e escolhido para comentar o escândalo envolvendo o atacante Adriano e a noiva Joana Machado na favela da Chatuba, o goleiro Bruno fez uma defesa do Imperador que irritou a presidente do Flamengo, Patrícia Amorim: ;Quem nunca saiu na mão com uma mulher?;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação