Brasil

Professor espanca aluno em escola estadual

Estado de Minas
postado em 08/07/2010 12:09
Depois de receber uma ameaça de morte, um professor de matemática se descontrolou e deu um soco em um aluno de 13 anos, na Escola Estadual Doutor Aurino Morais, no Barreiro, em Belo Horizonte. A confusão ocorreu na manhã de terça-feira, depois de o educador propor um trabalho em grupo para os estudantes. Segundo a superintendente da Regional de Ensino Metropolitana B da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Maria de Lourdes Rodrigues Fassy, o aluno se negou a participar da atividade.

;O professor pediu pela segunda vez, mas ele disse que não iria. Depois, ele chutou a cadeira, foi até a frente da sala, apontou o dedo para o rosto do professor e o ameaçou de morte. Diante da situação, o educador perdeu a calma, o que não poderia ter ocorrido, e o agrediu;, explica. Toda a discussão foi gravada por outro estudante via celular.

O próprio professor ; cujo nome e idade não foram revelados ; acionou a Polícia Militar, e o pai do menino foi chamado para acompanhá-lo à delegacia. Maria de Lourdes afirma que duas inspetoras acompanharam o caso e o profissional, que não era concursado e, sim, contratado, e pediu afastamento do cargo. ;O pedido foi aceito. O aluno, que já tinha se envolvido em outras ocorrências, permanecerá na escola. No entanto, será acompanhado pelo Conselho Tutelar, pela Promotoria da Infância e da Juventude e por um psicólogo;, disse a superintendente.

Dados do Centro Integrado de Informações de Defesa Social (Cinds) mostram que neste ano foram registradas 39 ocorrências na Região Metropolitana de Belo Horizonte de crimes contra pessoas em escolas. Em todo o ano passado, foram 40 casos. Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social, os números envolvem ocorrências em geral, podendo ser de violência de aluno com aluno ou de estudante com professor.

Psicóloga
Na opinião da psicóloga Fernanda Rocha Coelho, o professor errou gravemente ao agredir o aluno. Ela afirma que independentemente da atitude do garoto, o educador deveria chamar os pais dele e expor o caso. ;Em momento algum, ele poderia ter batido no estudante. Também errou a escola, que sabia do envolvimento do aluno em outros problemas, e não tomou providências;, comenta. Fernanda explica que o menino precisa do acompanhamento psicológico, porque foi vítima de humilhação diante dos colegas. ;O garoto certamente está passando por algum problema, que pode ser familiar ou de outra natureza. A família deve ser visitada e, se necessário, acompanhada;. Segundo ela, os demais colegas de sala devem ser trabalhados para que o jovem agredido não seja alvo de repulsa ou mesmo apoiado pela atitude de ameaçar o professor.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação