Brasil

Polícia investiga atentado à bala

Ezequiel Fagundes
postado em 25/07/2010 08:02
A Polícia Civil do Pará investiga a possibilidade de atentado contra o gerente da Agro Santa Bárbara, Oscar Boller Filho, no Sul do estado. Na sexta-feira, Boller Filho registrou ocorrência policial denunciando ter sido alvo de atentado à bala na quinta-feira à noite, por volta das 19h, em uma estrada entre as cidades de Sapucaia e Xinguará, a 700km de Belém. A agropecuária possui um conjunto de fazendas num total de meio milhão de hectares, de propriedade do banco Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas. A polícia não descarta a hipótese de tentativa de assalto.

Responsável pela investigação, o delegado Luiz Paulo Galrão, da Delegacia Especializada de Conflitos Agrários (Deca) de Redenção (PA), disse ontem que os tiros atingiram o paralama da caminhonete Mitsubishi L-200 dirigida pela vítima, dando indício que os criminosos tinham a intenção de atingir o pneu do veículo.

Em depoimento ontem, Boller Filho declarou que dirigia a caminhonete blindada na rodovia PA-150 acompanhado da mulher próximo a Xinguará, quando percebeu a aproximação de um carro branco pequeno querendo forçar a passagem. Ao encostar o carro à direita para ser ultrapassado, o gerente percebeu que estava sendo alvejado. ;Temos duas linhas de investigação, de atentado ou assalto. Como está tudo muito recente, não podemos falar qual dessas duas hipóteses é mais forte;, afirmou o delegado, que tem 30 dias para concluir o inquérito.

A suposta tentativa de atentado ganha força porque a Santa Bárbara diz suspeitar que pessoas ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) estejam por trás da ameaça de morte. Por outro lado, pesa a favor da tese de assalto o fato de ser uma caminhonete importada, alvo da cobiça de assaltantes da região, e, principalmente, o local onde os tiros foram dados.

Tensão
Ontem, a caminhonete importada foi levada para o Centro de Perícia em Marabá. De acordo com o delegado, pelo menos três tiros com arma considerada de pequeno porte, muito provavelmente de revólver calibre .38, foram dados pelos criminosos. No entanto, só com o resultado da perícia os policiais poderão afirmar com precisão quantos tiros e qual o armamento utilizado.

Atrás de pistas, equipes da Polícia Civil realizaram ontem diligências no local do crime. Como a vítima não conseguiu identificar o modelo do veículo usado pelos criminosos, a polícia fez uma grande varredura na área em busca de carros com características semelhantes e de prováveis autores. ;Por enquanto, não temos nenhum suspeito;, informou o delegado.

Em nota, a Santa Bárbara disse que o gerente é ;um dos que mais sofrem com o cenário de pânico; criado pelo conflito com os movimentos sociais da região já recebeu diversas ameaças de morte. Desde 2008, com a prisão de Dantas pela PF, os sem-terra elegeram as fazendas do banqueiro como prioridade das invasões. Nesse período, já foram registradas 11 invasões e o registro de 110 boletins de ocorrências, o que fez gerar um clima de constante tensão na área.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação