Brasil

Biblioteca da Estação Central do Metrô de Belo Horizonte completa um ano

Estado de Minas

Daniel Antunes

Publicação: 03/08/2010 21:06 Atualização: 03/08/2010 21:11

'Cada dia mais as pessoas estão nos procurando e buscando livros', comemora a bibliotecária Fabiana Chagas Astolfi
 (Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press)
"Cada dia mais as pessoas estão nos procurando e buscando livros", comemora a bibliotecária Fabiana Chagas Astolfi
O trem corre pelos trilhos, enquanto os olhos do leitor deslizam suavemente pelas linhas cheias de histórias, emoções e sensibilidade. Há um ano a cena se repete na movimentada Estação Central do Metrô de Belo Horizonte (MG), por onde circulam diariamente cerca de 20 mil pessoas. Desconfiada, a auxiliar de serviços gerais Iris Mariana, de 47 anos, se encantou com o colorido dos livros dispostos nas estantes, paixão que veio da infância. Ela descobriu que poderia ter acesso a cada um deles gratuitamente e se tornou uma das 1,5 mil sócias da biblioteca Estação Leitura, criada pelo Instituto Brasil Leitor (IBL), e que comemora o primeiro aniversário na capital com um acervo de 2,5 mil títulos.

Em um ano de operação, a biblioteca já contabiliza quase 10 mil empréstimos gratuitos à população. Para comemorar a data, uma série de atividades foi preparada para presentear durante o mês de agosto todos aqueles que apreciam a leitura e a cultura de um modo geral. A programação começa nesta quarta-feira às 16 horas quando a Estação Central recebe a contadora de histórias Josiane Félix, que vai cantar e contar a herança cultural do Vale do Jequitinhonha, incluindo cantigas e lendas da região.

Logo depois, às 17h, entra em cena o grupo mineiro Teatro de Aldeia que apresenta o espetáculo "Aldeia de Histórias", resgatando a magia do Folclore, seus mitos e cores, e, trazendo à tona toda a poesia da tradição oral. "A biblioteca foi criada pelo IBL para incentivar a leitura e vem dando resultado positivo aqui na estação do metrô. Cada dia mais as pessoas estão nos procurando e buscando livros. Temos sócios de todas as faixas etárias, desde o primeiro ano de vida, que tem acesso aos livros por meio dos pais, até pessoas com mais de 80 anos", comemorou a bibliotecária Fabiana Chagas Astolfi.

Cada sócio tem direito de ficar até 10 dias com o livro. O prazo pode ser prorrogado. Quem não cumprir a regra pode ter suspenso o direito de pegar livros. "Geralmente as pessoas não atrasam, já que o livro que está lendo pode servir para outro", comentou Fabiana. A Estação Leitura funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h. Para utilizar o serviço, basta fazer um cadastro gratuito, apresentando identidade, CPF, foto 3x4 e comprovante de residência atual (original e cópia). Os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Os leitores recebem cartão de identificação com foto e podem retirar as obras por até dez dias.

Incentivo


O IBL é uma organização voltada para a criação e gestão de projetos de estímulo à leitura e à educação. Foi o instituto que idealizou as bibliotecas em terminal de ônibus e estações do sistema metroferroviário de todo o Brasil, facilitando o acesso dos usuários aos livros. As primeiras bibliotecas do projeto "Embarque na Leitura" foram instaladas a partir de 2004. Além de BH, o IBL conta com mais nove unidades, sendo seis Embarque na Leitura localizadas em São Paulo (estações Luz, Tatuapé, Paraíso, Largo Treze e Santa Cecília do Metrô e Estação Brás da CPTM), uma Livros & Trilhos no Rio de Janeiro (Estação Central do Metrô), uma Leitura Integrada em Paulista, Grande Recife (Terminal Integrado Pelôpidas Silveira) e uma Livros sobre Trilhos no Rio Grande do Sul (Estação Mercado). No total são dez bibliotecas, que somam 57.307 associados e já emprestaram 582.048 livros.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.

PUBLICIDADE



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas