Brasil

40% do Maranhão sem energia após vandalismo

Segundo a Eletronorte, apagão ocorrido entre as 13h08 às 13h54 desta sexta-feira, 6, atingiu aproximadamente 40% dos municípios e foi causado por vandalismo

postado em 06/08/2010 19:17
O apagão ocorrido entre as 13h08 às 13h54 desta sexta-feira (6/8), que atingiu aproximadamente 40% dos municípios maranhenses, foi causado por vandalismo, segundo informações da assessoria de comunicação das Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte).

Os vândalos teriam quebrado uma cadeia de isoladores do circuito II da linha 500KV, localizada nas mediações do povoado Rancho Papoco, em Santa Rita (a 70km de São Luís).

Ocorrências

De acordo com a assessoria, essas ocorrências são constantes, como tiros de arma de fogo, pedras atiradas por ;estilingue;, roubos de peças do sistema, roubos do barro posto na base dos postes para sustentação e até lixo colocados próximos à rede elétrica. Todas as ações são prejudiciais ao bom funcionamento da rede.

As cadeias isoladoras são facilmente identificadas pelas pessoas e percebidas principalmente por apresentarem aros e acopladas em globos de vidro da cor verde, servindo de alvo para vândalos. A assessoria assegurou a fiscalização diária em cadeias da rede de transmissão de energia, porém, pela extensão quilométrica da fiação que transporta a energia e abastece cidades, é quase difícil de evitar ou até mesmo flagrar atitudes agressivas contra a rede. O dano foi denunciado à Eletronorte pelo 0800 981234, uma espécie de central telefônica da empresa.

Nota

A Eletrobras Eletronorte informa que a falta de energia elétrica ocorrida ontem, dia 06.08, das 13h08 às 13h54, atingindo toda a grande Ilha de São Luís, cargas da Alumar e Vale, e municípios atendidos pela Subestação de Miranda do Norte, foi provocada por ato de vandalismo em uma cadeia de isoladores do circuito II da linha de 500 kV, a 70 km de São Luís, próximo ao município de Santa Rita, denunciada por um morador da região pelo nosso telefone 0800 98 1234.

A Eletrobras Eletronorte lamenta o ocorrido, contando com a compreensão da população pelos transtornos causados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação