Brasil

Cadeia é interditada em Foz

Fechado por ter 25 detentos além da lotação, o presídio Laudemir Neves não receberá novos ocupantes. Metade dos presos é de mulheres, na maioria estrangeiras da América do Sul

postado em 12/08/2010 08:13
A Cadeia Pública Laudemir Neves, em Foz do Iguaçu (PR), interditada devido à superlotação e à estrutura precária, só receberá novos presos se sair algum alvará de soltura ou transferência. O diretor Leandro Santos disse que a unidade e as celas modulares têm capacidade para 300 pessoas e atualmente abrigam 325.

A cadeia foi interditada em cumprimento a uma decisão da juíza da Vara de Execuções Penais Luciana Assad Luppi Ballalai. A Comissão de Direitos Humanos da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pediu a interdição. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) havia incluído em relatório as péssimas condições do presídio, quando realizou o mutirão carcerário no Paraná, no início do ano.

;Metade da população carcerária na Laudemir Neves é de mulheres, e a maioria, estrangeira. Temos peruanas, paraguaias, argentinas, todas presas por contrabando na Tríplice Fronteira ; Brasil, Paraguai e Argentina. A construção de um presídio feminino aqui em Foz, uma obra já anunciada pelo governo, é uma questão de urgência;, disse o diretor. Faltam funcionários específicos para algumas funções, o prédio tem vazamento e há riscos de incêndio devido à precariedade das instalações elétricas.

A Secretaria de Segurança Pública informou que está tomando as providências necessárias. Um pedido de reforma da unidade já foi encaminhado à Secretaria de Obras, que está avaliando a situação, mas não há prazo para que a situação seja normalizada.

Sete presos que participaram de uma rebelião na unidade no ano passado e haviam sido transferidos deveriam voltar para lá nesta semana, mas tiveram suas transferências suspensas. Em dez dias, eles serão remanejados para outros presídios, de acordo com a secretaria. Desde 2003, 12 penitenciárias foram inauguradas e outras seis ampliadas, aumentando o número de vagas de 6.529 para 14.568.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação