Brasil

Rio Grande do Sul investiga três casos suspeitos de sarampo

postado em 25/08/2010 18:30
Depois de dois casos confirmados de sarampo, a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul informou que investiga mais três suspeitas da doença. Os casos suspeitos ; duas crianças e um adulto ; foram registrados em Porto Alegre e Cachoeirinha. Os três tiveram contato com as crianças da capital gaúcha que tiveram o diagnóstico da doença confirmado por um laboratório estadual.

Exames laboratoriais descartaram quatro suspeitas da doença em moradores de Canoas, Estância Velha, Esteio e Viamão. De acordo com as autoridades de Saúde, as crianças com a doença foram infectadas na Argentina.

O Ministério da Saúde informou que a circulação do sarampo no Brasil foi interrompida em 2000. Os casos registrados são importados de outros países. No início de agosto, foram confirmados três casos importados de sarampo no Pará, todos na mesma família.

O sarampo é uma doença contagiosa, que se propaga no ar por meio das secreções expelidas pelo doente ao tossir, espirrar, falar ou mesmo respirar. Os primeiros sintomas são: febre, tosse, catarro, conjuntivite e fotofobia (intolerância à luz). Depois, ocorre prostração do paciente e aparecimento de manchas avermelhadas na pele.

O ministério alerta que a vacina é a melhor prevenção contra o sarampo. A dose está disponível nos postos de saúde para as crianças a partir de 12 meses de idade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação