Brasil

Prêmio reconhece projetos ligados ao empreendedorismo

postado em 27/08/2010 08:25
A criação de um dispositivo de látex que controla a obesidade pela redução do diâmetro do esôfago rendeu à professora Suélia Rodrigues, 32 anos, do curso de engenharia eletrônica da Universidade de Brasília (UnB), o reconhecimento nacional. Inscrita no Prêmio Santander de Empreendedorismo em 2008, a pesquisadora, na época doutoranda pela UnB, foi a vencedora na categoria biotecnologia. E recebeu a premiação de R$ 50 mil, revertida para a montagem do tão sonhado Laboratório de Engenharia & Inovação, no câmpus do Gama. ;Muitos profissionais ficam aí 20 anos e não têm condições de montar um laboratório. Por felicidade, consegui assim tão rápido;, comemora. Para ela, o benefício significou o pontapé inicial de que precisava para fornecer uma base para a pesquisa e para a carreira de pesquisadora.

Outros trabalhos inovadores como o de Suélia terão a chance de ganhar visibilidade. Universitários, professores e pesquisadores com projetos voltados para o empreendedorismo, pesquisa e extensão têm até 15 de setembro para se inscrever nos Prêmios Santander Universidades 2010, pelo site www.santanderuniversidades.com.br/premios. São quatro modalidades, num total de R$ 1 milhão em premiações. A cerimônia para conhecer os ganhadores está marcada para 24 de novembro, em São Paulo. Os quatro melhores trabalhos de cada modalidade serão indicados para concorrer ao Prêmio Ibero-Americano de Inovação e Empreendedorismo.

O Prêmio Santander de Ciência e Inovação é voltado para pesquisadores-doutores. Já o de empreendedorismo tem como público-alvo graduandos e pós-graduandos. Os selecionados em ambos ganharão, além do dinheiro, um curso de empreendedorismo na Babson College, nos Estados Unidos, com tudo pago. As novidades de 2010 são as iniciativas Universidade Solidária, voltada a projetos de extensão para comunidades carentes, e Guia do Estudante Destaques do Ano, com seleção de quatro instituições de ensino que sobressaíram este ano. ;O Brasil não terá um crescimento sustentável se não houver políticas definidas e priorização de investimentos em pesquisas;, acredita Afrânio Pereira, superintendente do Santander Universidades. Ele ressalta que tem percebido uma evolução no nível dos projetos nos últimos cinco anos e que a expectativa para 2010 é chegar a 4 mil inscritos nos prêmios.

Para incentivar a participação, as modalidades foram apresentadas a representantes de instituições de ensino superior públicas e particulares da Região Centro-Oeste na última quarta-feira. Reitor da Pontíficia Universidade Católica de Goiás (PUC), Wolmir Amado lembra que a região tem uma história recente no mundo das pesquisas e ainda se depara com dificuldades de investimento. ;Há uma distribuição desigual de recursos no país. Experiências da iniciativa privada como esta são muito relevantes para o nosso meio científico;, destaca.

Eu Estudante
Saiba mais sobre os prêmios no site

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação