Brasil

Cresce preocupação de paulistanos com a poluição

postado em 16/09/2010 18:58

São Paulo ; A poluição é o quinto tema que mais preocupa os habitantes da capital paulista, segundo levantamento divulgado hoje (16) pelo Movimento Nossa São Paulo e o Ibope. Outro dado importante é que a preocupação com a qualidade do ar foi o segundo tema que mais cresceu de 2009 para 2010.

De acordo com o estudo, no ano passado, 21% dos paulistanos entrevistados apontavam a poluição como um dos principais problemas da cidade. Neste ano, o percentual subiu para 28%. Só a preocupação com a segurança cresceu mais. O percentual de pessoas que acreditam que a área é problemática passou de 29% para 43%.

Ainda segundo o estudo, 96% da população de São Paulo consideram o problema da poluição grave ou muito grave. No ano passado, esse percentual era de 92%. Neste ano, 95% dos entrevistados afirmaram que a poluição afeta muito ou pelo menos um pouco a sua vida.

;A poluição é o principal problema de saúde de São Paulo;, disse o coordenador do Nossa São Paulo, Oded Grajew, durante entrevista coletiva concedida na Câmara de Vereadores da capital. ;Por dia, 12 pessoas morrem devido à má qualidade do ar. Precisamos reduzir a poluição;.

A pesquisa aponta ainda que os moradores de São Paulo acreditam que os veículos são os principais responsáveis pelo problema. Justamente por esse motivo, 52% dos motoristas disseram estar dispostos a reduzir o uso do automóvel como forma de promover melhorias no meio ambiente.

O estudo também indica que 43% estariam dispostos a trocar seu carro a gasolina por um carro a álcool e 47%, a trocar seu carro por um menos potente e menos poluente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação