Brasil

RJ: Novo reservatório de água deve beneficiar 160 mil moradores da Baixada

postado em 27/09/2010 11:06
Rio de Janeiro - Entrou em funcionamento hoje (27/9) o novo sistema de abastecimento de água no bairro do Cabral, na periferia de Nilópolis, na Baixada Fluminense. A obra, que custou R$ 10,4 milhões, faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e vai beneficiar cerca de 160 mil moradores da região, que terão água mais limpa e própria para o consumo. O projeto tem recursos provenientes do governo federal, através do PAC, do governo do estado e da Cedae, com apoio operacional da prefeitura de Nilópolis e do Comando do Exército.

O novo reservatório tem capacidade para 13 milhões de litros. A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) também construiu uma nova adutora com 1,6 mil metros de extensão e 600 milímetros de diâmetro, que abastecerá o reservatório com água proveniente do sistema de booster [conjunto de bombas que mantém a pressão na rede], inaugurado em 2007. Nilópolis ainda receberá um novo tronco distribuidor com 600 milímetros de diâmetro e 811 metros de extensão, interligando o novo reservatório à rede distribuidora existente.

Segundo o presidente da Cedae, Wagner Victer, Nilópolis será o primeiro município da Baixada a ter atendimento de água potável universalizado. A expectativa é que os reservatórios regularizem o abastecimento de água na região.

;Nós já havíamos inaugurado em 2007 uma elevatória e agora fazemos a inauguração desses reservatórios no bairro do Cabral, com isso a gente estabiliza bastante o atendimento de Nilópolis. É uma obra esperada e sonhada há décadas para a região;, afirmou Victer.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação