Brasil

Falso médico é preso em Pernambuco

Diário de Pernambuco
postado em 30/09/2010 10:34
Um falso médico foi preso na manhã de ontem enquanto dava plantão na emergência de um hospital particular de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. José André da Silva, 30 anos, foi autuado em flagrante exercendo ilegalmente a função no Hospital Santa Genoveva, onde prestava serviço com o registro de outro profissional. O estelionatário se passava por Rômulo Pires, um oftalmologista que trabalha em Timbaúba, na Mata Norte do estado, para realizar atendimentos de clínica geral em pelo menos cinco hospitais da RMR. A polícia não informou o nome dos demais para não atrapalhar as investigações. Há quatro anos, José André já havia sido preso pelo mesmo crime e pagou pena durante um ano e nove meses. Libertado, em 2008, voltou a cometer irregularidades na Região Metropolitana e na Mata Norte. A polícia ainda não sabe quantificar o número de vítimas do impostor e investiga a gravidade dos procedimentos médicos realizados por ele.

Acusado se passava por clínico geral no Hospital Santa Genoveva Foto: Fotos: Júlio Jacobina/DP/D.A Press
O acusado estava trabalhando no Santa Genoveva há aproximadamente 30 dias e atendia em média sete pacientes por plantão, duas vezes por semana. A delegada de Jaboatão Centro, Patrícia Domingos, foi a responsável pela prisão. Ela recebeu a denúncia do verdadeiro Rômulo Pires que prestou queixa alegando que havia alguém utilizando o nome dele para trabalhar e receitando com o seu carimbo. Em depoimento, o acusado assumiu que atuava como médico, mas não deu maiores explicações. "Vamos verificar outras clínicas onde ele atendia para saber se houve negligência por parte dos diretores na contratação. É um caso de muitas vítimas: pacientes, verdadeiro médico e talvez os hospitais".

José André teria se consultado com Rômulo Pires e confeccionado um carimbo com o nome e o número de registro do médico para exercer ilegalmente a profissão. O rapaz informou ser técnico em enfermagem e os conhecimentos obtidos na área o auxiliavam na falsa atuação. A autenticidade dessa informação tambémestá sendo checada pela polícia. Durante sua prisão, foram apreendidos diversos receituários, carimbos, jalecos e um estetoscópio.

A delegada Patrícia Domingos pediu para que os pacientes atendidos por ele compareçam à Delegacia de Jaboatão Centro. As vítimas podem denunciar pelo número 3184-3439. José André foi autuado em flagrante por estelionato e exercício ilegal da medicina, crimes inafiançáveis, a pena prevista é de um a sete anos. Após depor, foi encaminhado ao Cotel.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação