Brasil

Morre o pai de Aécio Neves

Ex-deputado e ex-conselheiro da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) tinha 83 anos, estava internado e apresentou quadro de insuficiência hepática

postado em 04/10/2010 09:38
Belo Horizonte ; Morreu, na tarde de ontem, em Belo Horizonte, aos 83 anos, Aécio Ferreira da Cunha, pai do ex-governador e senador eleito Aécio Neves. Ele estava internado no Hospital Life Center, na capital mineira, há alguns dias e morreu devido a um quadro de insuficiência hepática.

A informação foi confirmada, no meio da tarde, pela assessoria de comunicação do governo estadual e provocou confusão na agenda do ex-governador, que tinha viagem programada a Juiz de Fora onde iria acompanhar o voto do colega de coligação Itamar Franco (PPS), que também concorre a uma vaga no Senado.

Até o fechamento desta edição, não havia informação oficial a respeito do velório de Aécio Ferreira da Cunha, mas, em princípio, será realizado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a partir das 7h de hoje.

Aécio Cunha nasceu em Teófilo Otoni, em 4 de janeiro de 1927. Sua trajetória política em mandatos eletivos começou em 1954, quando se elegeu deputado estadual, tomando posse no ano seguinte. Em 1958, reelegeu-se para novo mandato de deputado estadual.

Após seu segundo mandato na ALMG, Aécio Cunha se elegeu, em 1962, deputado federal. Durante seis mandatos foi parlamentar na Câmara. Em 1986, ele concorreu ao cargo de vice-governador na chapa de Itamar Franco ao Palácio da Liberdade, mas acabaram derrotados.

Em 1992, Aécio Cunha foi nomeado presidente do Conselho de Administração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e, posteriormente, conselheiro de Furnas Centrais Elétricas e da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação