Brasil

Moradores da Vila Cruzeiro e do Alemão denunciam abusos dos policiais

Renata Mariz - Enviada Especial

Publicação: 29/11/2010 15:49 Atualização: 29/11/2010 19:02

Ronai Braga, com a mulher, mostra o estrago em sua casa na Vila Cruzeiro:
Ronai Braga, com a mulher, mostra o estrago em sua casa na Vila Cruzeiro: "Não sou contra a instituição. Sou contra os maus policiais, que usam a farda para prejudicar gente trabalhadora"
Rio de Janeiro – Denuncias de moradores Vila Cruzeiro e do complexo do Alemão sobre abusos praticados durante as ações policiais nas favelas revelam o outro lado das operações contra o tráfico de drogas no Rio.

Na Vila Cruzeiro, uma comunidade que era totalmente dominada pelo tráfico de drogas há pelo menos sete anos, o clima dentro da favela no primeiro sábado após a ocupação das forças de segurança pública oscilou entre o alívio pelo aparente fim da guerra travada nos últimos dias e a revolta em virtude de abusos praticados durante as ações.

“Cheguei do trabalho na sexta-feira vibrando. Pô, ver a polícia aqui tomando conta, coisa que em 30 anos de favela eu nunca tinha visto, era bom demais. Mas o mocinho virou bandido”, lamenta Cosme Souza dos Santos. Porteiro em um prédio no centro da cidade e morador da Rua da Rainha, na Vila Cruzeiro, Cosme encontrou o portão de sua casa, instalado há menos de dois meses, arrombado. Roupas foram jogadas no chão. Móveis, destruídos. Anéis, brincos e um relógio da mulher do morador, Sandra Ferreira, sumiram.

Vizinhos que acompanharam Cosme até a delegacia, onde o homem registrou ocorrência, apontaram policiais como os autores do arrombamento da casa. “Abriram minha geladeira e tomaram todos os refrigerantes que tinha, quase 10 latas”, reclama o porteiro, mostrando um recipiente vazio no quarto, abarrotado de objetos jogados no chão. “Minha casa ficou aberta, qualquer um podia entrar e levar o resto dos meus pertences conseguidos com muito suor e muito trabalho”, revolta-se Cosme, em frente à residência humilde localizada em um corredor estreito da Vila Cruzeiro.

Morro acima, na casa de outra moradora, que não quis se identificar, os policiais também detonaram a fechadura para entrar, conforme relatos de vizinhos. Mas a própria comunidade se encarregou de furtar mais objetos depois da ação dos homens fardados. Prova disso é a recuperação de parte do patrimônio por Isabel Jennerjahn, tia da moradora da casa. Ela vasculhou a residência dos vizinhos e conseguiu reaver dois butijões de gás, dois sofás, um ventilador, um filtro, uma bicicleta e até a árvore de Natal surrupiada por outros moradores.

“Meu Deus, o favelado sempre teve uma imagem de solidariedade. É absurdo os vizinhos se sentirem no direito de fazer o mesmo que os agentes do Estado fazem com a comunidade”, afirma Isabel, que faz parte da Rede de Comunidades contra a Violência, uma entidade não governamental de atuação nacional.

Luciene de França, mãe de uma menina de nove meses que prefere não mostrar o rosto para a fotografia, assim como quase todos os moradores, independentemente do conteúdo dito por eles, também teve uma surpresa desagradável ao chegar em casa, ontem, no alto da Vila Cruzeiro. Seu barraco estava arrombado.

“A comunidade não tem nada a ver com os bandidos. A gente mora aqui por necessidade. Você acha que eu não gostaria de ir para outro lugar? Mas eles tratam todo mundo igual”, reclama Luciene. Ela ainda não arrumou a fechadura de casa. Nem sabe quando poderá fazer o conserto. A mulher acredita que terá de passar mais uma noite na casa da irmã   — ela está lá desde a quinta-feira passada — em virtude da falta de luz na Vila Cruzeiro. “A gente não quer traficante aqui, só quer que a polícia trabalhe direito, pegue quem tem que pegar e pronto. Sem esculachar a gente”, diz a mulher, com a filha no colo.

O relações públicas da Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Henrique Lima Castro, afirmou ser necessário forçar a entrada em casas aparentemente vazias. “No momento em que você conquista um território, tem de fazer a varredura. Só tem essa forma de procurar armas e drogas. Lógico que se desapareceram objetos de valor, peço que o morador registre a ocorrência imediatamente”, afirma o representante da corporação.

Ele destaca que a PM recebe relatos de traficantes tomando as casas para se esconder. Vem daí, segundo Lima Castro, a necessidade de entrar nas residências.
Apesar da revolta por parte de moradores prejudicados de alguma forma com a operação de segurança, a perspectiva de viver longe do domínio do tráfico e, ao mesmo tempo, atendidos por serviços públicos essenciais serve de alento. “Será que agora a polícia vai ficar? Dizem que está tudo bem, que está tudo ocupado, mas eu não sei. Só Deus para saber”, desconfia das notícias muito otimistas um comerciante da Praça Vila Cruzeiro, onde muitos comércios importantes estão localizados. Em bares e lanchonetes, pessoas tomavam cerveja e crianças andavam pelas ruas com tranquilidade, apesar da presença de carros blindados, inclusive um caveirão, da Polícia Militar fluminense.

Cadáveres aos porcos
 
No início da tarde, uma senhora baixa e negra que gritava na praça, com uma criança no colo, era o retrato do desespero. “Tem 24 horas que meu menino de 16 anos está sumido. Botaram o corpo dele para os porcos”, chorava a mulher, identificada apenas como Dineia. Todos os moradores sabem onde fica o local sobre o qual a senhora falava. “É na vacaria, tem corpo lá, sim”, confirmaram os cerca de 10 transeuntes consultados pela reportagem na subida do morro da Vila Cruzeiro. O local é coberto por mata e pedras. Em vez de vacas, criadas no local tempos atrás, havia porcos se alimentando de cadáveres.
Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Polícia Militar do Rio de Janeiro informou não ter conhecimento do fato. Os moradores defendem, enfaticamente, que os corpos são de “vagabundos”, mas também de “inocentes” atingidos durante o confronto. Independentemente da verdade, o conflito urbano que já entrou para a história da segurança pública brasileira será lembrado por pessoas como Cosme, Luciene, Isabel e Dineia de uma jeito muito particular. Eles querem paz, mas também querem respeito.

Abusos também aconteceram no Complexo do Alemão

Uma cerca de ferro instalada pela polícia na Estrada do Itararé, via que dá acesso ao Complexo do Alemão, manteve cinco ônibus estacionados ao longo do domingo com o objetivo de transportar suspeitos encontrados durante a operação. Mas o local ficou durante boa parte do dia cheio de moradores que reclamavam de abusos — desde a detenção de parentes que nada teriam a ver com o tráfico à derrubada de casas por parte dos policiais. Ontem, o Correio mostrou as mesmas denúncias na Vila Cruzeiro, localizada no mesmo complexo.

Léia de Souza, 30 anos, tentava manter a calma, depois que a proximidade do helicóptero da Polícia Militar derrubou metade da casa de sua mãe, na Rua Araruá. “Graças a Deus ninguém ficou ferido, mas a gente não tem para onde ir. Quando reclamei com o policial, ele me mandou morar na casa dos vagabundos”, reclama a mulher, visivelmente confusa em relação a como pedir providências.

Uma senhora que se identificou como Sônia, da casa ao lado de Léia, também teve o muro destruído. Desesperada, a mulher gritava em meio aos policiais. “Tenho três filhos, moro sozinha, não sou bandida nem vagabunda. Mas eles não querem saber. Que proteção é essa que querem dar para a gente?”, questionava Sônia, transtornada. A destruição de seu muro e da casa de Léia ocorreu no momento em que o helicóptero da PM praticamente pousou numa laje próxima para carregar drogas encontradas em um imóvel perto dali.

Quando as famílias pediram para a imprensa fotografar as casas destruídas, um policial ordenou: “Sai da rua, entra para casa e não atrapalha nossa operação”, disse, rispidamente, o policial. Priscilaine Santana, 24 anos, pedia aos policiais, na cerca instalada na Estrada do Itararé, que liberassem logo seu marido. “A gente estava indo para o supermercado, aí revistaram a gente. Viram que ele tinha uma tatuagem e uma cicatriz na barriga, de uma cirurgia. É crime ter tatuagem?”, dizia Priscilaine. Dois homens, Jackson Soares e Elídio Bortolati, diziam ter apanhado de policiais, mostrando marcas pelas costas.

Personagem da notícia
 
Presente de grego
 
A revolta acompanhada do choro compulsivo ainda preserva um senso de justiça. “Não sou contra a instituição e o trabalho que eles fazem. Entendo tudo que tem que acontecer para um futuro melhor. Sou contra os maus policiais, que usam a farda para prejudicar gente trabalhadora”, disse, aos prantos, Ronai Braga. Ele teve a casa, na Rua 16 da Vila Cruzeiro, arrombada por agentes da Polícia Civil, segundo vizinhos que o acompanharam na delegacia como testemunhas na hora de registrar a ocorrência. Além de destruírem os móveis da residência, na sexta-feira, os invasores levaram R$ 31 mil, que seriam dados como entrada de um apartamento que a família pretendia adquirir.
Com todos os comprovantes na mão — depósitos bancários, rescisão recente de contrato de trabalho após oito anos com carteira assinada em uma empresa, extratos de FGTS e declarações de Imposto de Renda —, Ronai parece querer provar que seu dinheiro é suado. Pais de dois meninos de 2 e 9 anos, o casal não suporta olhar o quarto das crianças, com os móveis quebrados e as roupas jogadas no chão.
A vizinhança do homem que atualmente trabalha como autônomo, pintando camisetas, relatou na delegacia que um dos policiais que entraram na casa era identificado no uniforme como Carlos A positivo – tipo sanguíneo tradicionalmente inscrito na farda dos agentes de segurança. Ronai completará 32 anos amanhã. “Olha que presente ganhei”, diz.

Ronai Braga, morador da Vila Cruzeiro, acusa a polícia do Rio de ter arrombado sua casa e levado R$ 31 mil - Imagens: Iano Andrade

Geógrafa Isabel Jennerjahn, moradora da Vila Cruzeiro, denuncia a violência da polícia do Rio - Imagens: Iano Andrade

Priscilaine Santana e Elídio Bortolati, moradores do Complexo do Alemão, denunciam abusos da polícia na ocupação do morro - Imagens: Iano Andrade

Tags: celular

Esta matéria tem: (57) comentários

Autor: jose barros
acreditar em policia e invasor de terreno to fora. de onde esse sujeito tirou esse dinheiro nunca ouviu falar de banco ? | Denuncie |

Autor: jose barros
acho impressionante voces darem mais credito a esses caras ai que nao apontam provas de que foi a policia que os profissionais especializados que arriscam suas vidas subindo essas quebradas. palhaçada! RONAI devia era ser processado. | Denuncie |

Autor: flavio Braz
Quem vai saber o nome desses policiais, resumo disso tudo é o filme tropa de elite 2. Chama o Capitao Nacimento para todos os bandidos. | Denuncie |

Autor: flavio Braz
Ninguém sabe quem é pior se são os bandidos ou os policiais. | Denuncie |

Autor: flavio Braz
A polícia tem que trabalhar com honestidade sim, eles são pago pra isso, e se foi o policial q roubou tem q pagar. | Denuncie |

Autor: Carlos Christopher
Acho que esse pessoal acredita muito em televisão e o que eles passam pra gente ver, concordo com ação toda, isso demoro de acontecer mas fico imagnado quantas vidas não morreram esses dias de guerra, pois se a solução violencia contra violencia acho que esse mundo mudou de rumo, há fora as milicias! | Denuncie |

Autor: jose barros
isso tudo é conversa fiada de quem perdeu a mesada de traficante. agora ficam ai acusando sem provar nada. | Denuncie |

Autor: natan martins
Desvios de conduta de bandidos fardados devem ser apuradas e sumariamente punidos... Eles estão se achando. Se não fossem as Forças Armadas e as informações da própria comunidade, essa operação se tornaria mais dificil de alcançar o objetivo. | Denuncie |

Autor: Leandro Lopes
Polícia que faz isso também é bandido, aliás, meganha e bandido no Rio são sinônimos. | Denuncie |

Autor: leonardo mendes
Última notícia: o Complexo do Alemão foi tomado por uma facção rival do CV. Não há registro de armas ou drogas apreendidas, apenas pessoas desaparecidas. | Denuncie |

Autor: leonardo mendes
Quanta ignorância. Zé "roela" barros e sua gangue de ex-soldados frustrados deveriam ler mais do que jornaizinhos policiais. O ícone deles é Geraldo Naves, gente finíssima, e seus amigos recentes da Papuda. | Denuncie |

Autor: UVC UVC
Nossa senhora.. cada comentário inutil hein!! Só neguim sem coração. Nao tem msm como saber se o cara fala a verdade ou nao, mas pode ser msm e temos que entender o lado deles tb. Ninguem mora la na quebrada pq quer. | Denuncie |

Autor: jose barros
A imprensa noticia fatos que não podem ser comprovados ou são incertos. A policia civil, PM e BOPE que foram acusados merecem seu direito de resposta! onde está o direito de resposta da policia? por acaso não são eles que estão se arriscando a levar bala de bandido? | Denuncie |

Autor: jose barros
Ivonil Ramos e Ed Costa sou a favor da justiça e só assim para que a coisa melhore. Quem tá no meio irá sofrer as consequencias do caminho que escolheram, devemos pensar é no bem geral da sociedade e não de meia duzia. ali tambem tá cheia de ong de maconheiro que deviam ser investigadas. | Denuncie |

Autor: jose barros
pra quem tá ai falando asneiras que a policia tem que resarcir e pagar estragos. onde estão as provas e os nomes dos policiais? Carioca dc, susana lage, Roberto Fedele e outros apresentem as provas, pois acusar é muito facil! Essa galera ai nunca gostou de policia pois traficante lhes dava coisas. | Denuncie |

Autor: jose barros
isso ai nao são casas são invasões. | Denuncie |

Autor: jose barros
policial nesse conflito está em uma situação de alto risco, pelo bem da sociedade e esses caras ficam ai de babaquice. | Denuncie |

Autor: jose barros
bom senso? quem é que tá acusando a policia de maus tratos sem provas? onde estão os nomes dos policiais? porque se dá ouvidos a esse pessoal que só se preocupa consigo mesmo senod que esse combate é necessário? | Denuncie |

Autor: jose barros
policia é o mal necessário para a sociedade, tá parecendo que cada um só olha para o proprio umbigo, o cara ai só está preocupado com o dele com o seu patrimonio e o resto que se dane né. infelizmente não é assim que funciona. | Denuncie |

Autor: jose barros
rapaz deixe de tolice onde estão os nomes dos policiais que agiram assim? policial anda identificado porque não foram citados? basta denunciar para a corregedoria e a outra ali falou sem saber de nada só porque alguem espalhou isso e a imprensa dá ouvidos pra esses caras. | Denuncie |

Autor: Francinaldo Morais
Em nenhum momento tive dúvidas que haviam policiais Civis e Militares corruptos subindo o morro na operação. Agora, moradores que passaram 30 anos saqueando e se beneficiando do tráfico virem falar em saques é o fim da picada. 30 mil em baixo do colchão??? Tá bom... | Denuncie |

Autor: Francinaldo Morais
Ed Costa, ao mencionar a gangue da farda corrupta, vc quis dizer qual farda? Core da PCRJ, Bope, Forças Armadas? Pelo que assistí, foi a Civil (fardados)que subiu o Alemão arrombando barracos. O Bope apenas subiu na frente limpando o terreno para que os "puliça" da civil não corressem riscos. | Denuncie |

Autor: walter silva
Caros srs. da segurança, vocês não resolveram nada.Pegaram alguns gatos pingados.COITAOS!Mas e as fronteiras, por onde entram a droga, porque não se colocas os btlhs., da vida, em que o contribuinte os engorda dentro de suas fardas nas fronteiras, la sim precisam das forças armada. | Denuncie |

Autor: Roni Vedovo
Uma turminha dos "dereitoduzmano" já sai acusando a polícia, apesar de a reportagem mostrar que os saques foram feitos por vizinhos. E os arrombamentos, por que não foram feitos por vizinhos ou por bandidos? Alguém aí testemunhou? | Denuncie |

Autor: Welington Guimarães
Se a polícia entra na favela reclamam, se não entra reclamam, tá complicado, êita país que pobre só sabe reclamar... | Denuncie |

Autor: Ed Costa
José Barros! Pelo seus comentários contra essa gente sofrida, vc deve ser um "puliça" frustrado ou da gangue da farda corrupta. Pior do que os traficantes é ser "puliça" bandido. | Denuncie |

Autor: Ivonil Ramos
Gostei do cometário "Guerra é guerra"; Só faltou defender os saques, as execuções sumárias, a violação de mulheres... afinal, "guerra é guerra" e "os fins justificam os meios", né? Mais do que lutar contra os traficantes, busca-se trazer paz e segurança à pop. É isso que o povo espera... há tempos. | Denuncie |

Autor: Leonardo Oliveira
suspeito esse ai, 30mil em um barraco debaixo do colchão ??? quem moraria em uma favela com 30 conto no bolso???? | Denuncie |

Autor: Ivonil Ramos
Acho que a maioria que postou comentários aqui não sabe o que é morar em favela. Sofrer abusos, ora de marginais, ora de fardados... e nas duas situações não poder reclamar, pois sempre estarão em desvantagem. Um dos problemas das populações dos morros é que aprenderam que não podem confiar na ... | Denuncie |

Autor: Levy Gonçalves Júnior
Devolvam os traficantes para eles o mais rápido possível!!!! Já que eles não querem a instalação da UPP. | Denuncie |

Autor: georgia lassance
Parece que estão querendo denegrir a imagem da polícia???????????? Em tempos de guerra infelizmente é isto ai. Como disse os amigos ai. Ter 30 mil em casa, burrice. | Denuncie |

Autor: Roberto Fedele
INFELIZMENTE, HÁ PESSOAS QUE FAZEM CERTOS COMENTÁRIOS SEM SENSIBILIDADE ALGUMA. É MUITO FÁCIL PARA QUEM ESTÁ FORA DA ZONA DE GUERRA CRITICAR OS MORADORES DA ÁREA DE CONFLITO. O MOMENTO PEDE NO MÍNIMO O NOSSO BOM SENSO ENQUANTO COMENTARISTAS E LEITORES ESCLARECIDOS DESTE ESPAÇO DEMOCRÁTICO. OBRIGADO. | Denuncie |

Autor: Guilherme Rbr
Apareceu no Jornal Nacional os próprios moradores da favela saqueando casas desocupadas (que eram de bandidos).Ate as torneiras eles levaram. Não quero defender ninguém, mas se o cara não VIU se foram realmente os policiais, não dá pra acusar assim, no achismo. | Denuncie |

Autor: jose bonifacio
estamos em guerra contra esta droga que e a droga os policiais nao sabe quem e quem! | Denuncie |

Autor: susana lage
Onde estavam os outros jornalistas que só aplaudiam os policiais e militares? Onde está a tão propalada isenção jornalistica, que sumiu, em nome do apoio irrestrito a ocupação?Ninguém se preocupou com a população??? Ninguém resolveu saber das incursões da polícia nas casas? Cadê a OAB e parlamentar? | Denuncie |

Autor: susana lage
E agora como ficam os que são trabalhadores e honestos, que tiveram suas casas saqueadas, foram roubados, humilhados e apanharam dos policiais. Que providências o Estado vai tomar? Se fosse no asfalto, não fariam! Fazem porque julgam todo favelado como bandido.Com a palavra o Bope, Core,Civil,PM... | Denuncie |

Autor: jose barros
vamos fazer vaquinha pra dar um bloco de anotações e uma bic pra cada morador do Alemão, assim poderão anotar os nomes dos policiais antes de denunciá-los........................ | Denuncie |

Autor: susana lage
Quem mora no asfalto, aplaude! Quem consome drogas e mora no asfalto, aplaude, apesar de ser parte do sistema do tráfico de drogas. Mas é a hipocresia das classes médias e altas! Parabéns por essa reportagem, a única que traz a verdade, pois infelizmente as TVs só elogiaram a policia, sem isenção. | Denuncie |

Autor: Carioca dc
esse JosébBarros é um mané, pensa q todo mundo pode morar no lugar q quiser.Vai lá e dá uma casa pra cada um deles. Na favela tem muito bandido, mas tem gente decente também. A polícia fez um belo trabalho, mas se danificou ou roubou coisas dos moradores, tem que pagar os estragos e o q foi roubado. | Denuncie |

Autor: Daniel Filho
Esse indivíduo RONAI que se achava "FODÃO" se sentiu ferido com a entrada legítima da polícia em seu barraco, inventou esse estória dos R$ 31 mil, como uma justificativa para não se sentir humilhado perante aqueles que ele achava superior. | Denuncie |

Autor: Flávia Lima
"Ademais, mesmo com a necessidade de controlar a criminalidade, não se pode deixar de considerar que os ditos inimigos da paz e ordem são na maioria jovens pobres das periferias, os quais formam um exército de seres descartados do mercado formal de trabalho, do sistema educacional, das oportunidades" | Denuncie |

Autor: Daniel Filho
RONAI, se eu fosse policial e tivesse a oportunidade, queria ficar frente a frente com vc para derrubar por terra toda mentira sua, se o dinheiro realmente existisse pq não estava na poupança até comprar o apto, renderia cerca de R$155,00 ao mês, dava para comprar o leite dos dois filhos. | Denuncie |

Autor: Daniel Filho
RONAI BRAGA, vc acha que todo mundo é otário, pode haver vários outros nomes de policiais identificados na farda que vc viu, menos CARLOS "A" positivo, esse vc inventou. Vc disse que o dinheiro seria para comprar apto, mas ninguém entrega um valor desse, em espécie, para um corretor. | Denuncie |

Autor: Daniel Filho
Esse tal de RONAI BRAGA, da Vila Cruzeiro, que aparece aí em um vídeo. Raciocinem, em uma favela cheia de bandidos, esse sujeito guardava em casa R$ 31 mil? Será que estava no cofre? Eu não acredito em papai noel, mas acredito que alguma ligação com o narcotráfico ele tem. | Denuncie |

Autor: Daniel Filho
A verdade é o seguinte, a maioria dos moradores da favela tem alguma ligação com o narcotráfico, seja participante direto ou conivente com os traficantes. Culpar a polícia (Instituição) que não tem como vingar é fácil, mas culpar os traficantes que "fugiram" é um risco, um dia ele volta e mata. | Denuncie |

Autor: Leonardo Bueno
Guerra é guerra... | Denuncie |

Autor: jose barros
com o BOPE a parada é sem massagem mesmo! só assim pra essa joça limpar. | Denuncie |

Autor: jose barros
querem os traficantes de volta é? | Denuncie |

Autor: jose barros
quem se sentiu prejudicado que procure um advogado e entre na justiça nao fica de babaquice na tv falando besteira. | Denuncie |

Autor: jose barros
me respondam porque um cidadão anda com tanto dinheiro vivo assim em um lugar desses? é doido meu | Denuncie |

Autor: jose barros
babaca 31 mil em dinheiro dentro de barraco? nunca ouviu falar de caderneta de poupança? quem me garante que não foi bandido ou vizinho dele que levou? prova ai que foi policia? indica os nomes dos soldados! nessa hora fica quieto né!sei fale os nomes! | Denuncie |

Autor: jose barros
o que esse sujeito fazia com 30mil reais em dinheiro debaixo do colchão???? tá doido meu fio dinheiro é no banco deixa de ser burro. | Denuncie |

Autor: jose barros
cada um que enterre seus mortos! vagabundo que atira no bope tem que se ferrar mesmo. tiveram a chance de se entregar e naõ fizeram. | Denuncie |

Autor: jose barros
Como é que a policia vai saber se não tem vagabundo escondido nesses barracos? tem que invadir mesmo, essa galera invadiu isso aí e ainda quer reclamar do que???? eu hein se liguem isso é necessário! os proprios vizinhos roubaram tá ali explicito! | Denuncie |

Autor: jose barros
sou a favor do trabalho que estão fazendo, em guerra é assim mesmo. civis tambem sofrem quem nao aguenta vá embora dai. | Denuncie |

Autor: jose barros
Questoes a serem levantadas: 1 esses 'imoveis' são invasões, 2 como é que sabem quem é bandido ou não sem entrar nas casas, 3 as vezes os fins justificam os meios. Bem essa galera mora em lugar ilegal, terras invadidas não sao domicilios nao precisa mandato pra entrar. entenderam? é isso. | Denuncie |

Autor: Bruna
Mas peraí.. se eles só viram o estrago quando chegaram em casa, como afirmar que foi a polícia? E se foram traficantes se escondendo da ocupação.. ?? | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Compartilhe
| Mais

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.