Brasil

Eclipse lunar total será visível de todo o país na madrugada desta terça

postado em 20/12/2010 21:35
Fenômeno poderá ser visto a partir das 2h29 (horário de Brasília)Um eclipse lunar total vai acontecer na madrugada desta terça-feira e poderá ser visto em todo o território nacional, a partir das 2h29 (horário de Brasília). Além do Brasil, o fenômeno raro será visível também América do Norte, Europa Ocidental e parte da Ásia.

Não é necessário nenhum instrumento especial para assistir ao espetáculo natural. Um binóculo ou uma luneta podem ajudar, mas o fenômeno será visível ao olho nu. O eclipse lunar só é possível durante a Lua cheia.

Raridade

Como a Lua demora quase 28 dias para dar uma volta na Terra, se as órbitas da Terra (ao redor do Sol) e da Lua (ao redor da Terra) estivessem no mesmo plano, teríamos eclipses solares e lunares alternados e a cada 14 dias aproximadamente. No entanto, os planos de órbita não coincidem, ocasionando o alinhamento dos três astros uma raridade.

Quatro eclipses solares parciais e dois eclipses lunares totais estão previstos para 2011, uma combinação rara que acontecerá apenas seis vezes no século 21. Em 4 de janeiro de 2011 será a vez de um eclipse parcial do Sol.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação