Brasil

Crea apresenta sugestões para evitar desastres ambientais no Rio

postado em 26/01/2011 17:04
Rio de Janeiro - O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) apresentou um relatório com sugestões de medidas de curto prazo para evitar que tragédias naturais, como a que ocorreu na região serrana, aconteçam novamente.

De acordo com o presidente do Crea-RJ, Agostinho Guerreiro, o plano de ações proposto passa por intervenções de baixo custo no solo, nas encostas e nos rios, como a construção de barragens ao longo dos rios, desde a cabeceira até as áreas de baixada.

;Propomos algumas medidas de curto prazo, como intervenções nas encostas, algo fundamental para diminuir o impacto das águas, e pequenas ondulações no curso do rio, que é uma forma de diminuir a velocidade e o impacto que água tem nas casas e edificações;, disse Guerreiro. A entidade também sugeriu a construção de pequenas barragens no alto dos rios, acrescentou ele.

Segundo Guerreiro, a responsabilidade pela falta de ações e planos de contingência é das prefeituras. Se isso continuar, assinalou, novas tragédias ocorrerão no próximo verão. Uma das alternativas citadas na apresentação do relatório foi a ampliação das áreas de parques nacionais, o que impediria a ocupação irregular e o desmatamento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação