Brasil

Caímos de uma altura de 30 metros, afirma sobrevivente de enxurrada no RS

postado em 21/02/2011 14:03
Cinco jovens de Caxias do Sul e Flores da Cunha viveram momentos de tensão entre o final da tarde de domingo e a madrugada desta segunda-feira. Eles foram resgatados, depois de serem arrastados por uma enxurrada no Arroio Feitoria, que passa no sítio da Família Lima, entre Dois Irmãos e Sapiranga. Joé Campos, de Caxias, foi o primeiro a conseguir sair das águas. Foi ele quem buscou o resgate para salvar a vida de quatro dos sete amigos que foram passar o domingo no parque.

; Eu não pensei em morrer, porque estava preocupado com meus amigos. Eu tinha que salvar a vida deles ; revelou Joé, na manhã desta segunda-feira, por telefone.

Conforme ele, o grupo da Serra estava se banhando entre a última e a penúltima cascata do sítio da Família Lima, quando foi levado pela correnteza.

; O rio encheu de repente e nos levou até a parte debaixo da última cascata. A gente caiu de 30 metros de altura. Uma menina que foi levada primeiro, a Vanessa (Panizon Carra), conseguiu se agarrar em um galho. O namorado (Breitner Bortoluzzi Bender, que está desaparecido) tentou salvá-la e acabou caindo da cascata. Eu pulei para tentar ajudar e também caí. Em seguida, os outros também foram arrastados, porque o rio ficou mais forte ;narra Joé.

A enxurrada começou por volta das 17h30min. Cerca de uma hora depois, Joé encontrou o resgate:

; A trilha principal estava coberta de água. Tive de ir pelo morro, onde não tinha trilha. A ponte que cruza o rio também foi arrastada, e o pessoal do resgate estava fazendo a inspeção para fechar o sítio, quando os encontrei.

Vanessa foi a primeira a ser resgatada, por volta das 20h. Durante todo esse tempo, ela ficou agarrada à margem. À meia-noite, conseguiram socorrer mais três pessoas da turma da Serra: Rafael Sokabe, Bruno Rossi e Bruno Selau.

; Eles ficaram embaixo da cachoeira. O Rafael e o Selau caíram em uma das margens do rio, onde não tem acesso a um caminho de terra. O Bruno ficou de 20 a 30 minutos nadando na correnteza muito forte, por isso achou que ia morrer. Em seguida, o rio baixou de dois a três metros e ele achou um lugar para ficar de pé dentro de uma caverna na cascata ; explica Joé.

Os jovens foram encaminhados ao Postão de Dois Irmãos e liberados. A maioria está no sítio da Família Lima aguardando o resgate de dois jovens do grupo, que estão desaparecidos: Cristiana Reis e Breitner Bortoluzzi Bender. Eles foram vistos pela última vez durante a queda. Os demais jovens passam bem.

; Todos saíram com arranhões e alguns estavam com hipotermia. A Vanessa machucou o pé. Mas poderia ser muito mais grave ; admite Joé.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação