Brasil

Líder sindical denuncia em audiência precariedade do sistema elétrico

postado em 06/04/2011 13:17
O presidente do Sindicato dos Eletricitários do Sul de Minas Gerais (Sindsul), Everson de Alcântara Tardeli, denunciou hoje (6/4), em audiência pública na Câmara dos Deputados, as precárias condições de trabalho no setor elétrico que, segundo ele, provocam a morte de um trabalhador a cada 45 dias. De acordo com Tardeli, um dos problemas é que em vez de haver investimentos em segurança, para garantir que o sistema funcione em benefício da população, há uma busca apenas pelo lucro.

Ele lembrou os acidentes e apagões que têm ocorrido constantemente no país e citou, entre eles, o que atingiu pelo menos sete estados do Nordeste em fevereiro deste ano. Ele relatou também o acidente com um trio elétrico em Bandeira do Sul (MG), que causou a morte de 16 pessoas no carnaval, quando uma serpentina metálica caiu na rede de energia.

Para Tardeli, o acidente em Bandeira do Sul não foi causado, como noticiado, pela serpentina na rede elétrica, mas pela precariedade das instalações. O líder sindical entregou uma carta aos deputados da Comissão de Defesa do Consumidor com as denúncias e pediu providências urgentes.

Durante a audiência, os deputados estão pedindo explicações aos representantes do setor elétrico sobre os problemas de falta de energia em diversos estados, principalmente do Nordeste.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação