Brasil

Após ser rejeitado pela mãe, filhote de puma morre no zoológico de Gramado

postado em 11/04/2011 10:38
Após ser rejeitado pela mãe, o filhote de puma que nasceu na manhã de sábado (9/4) no zoológico de Gramado morreu hoje por volta das 7h. Segundo o médico veterinário Rafael Pagani, uma necropsia será feita para detectar a causa da morte, mas é provável que a mãe puma, Clara, tenha pisado na cria, causando fraturas nas costelas e hemorragia interna.

O animal estava sob cuidado intensivo de uma equipe do hospital veterinário do Gramadozoo desde ontem, quando os médicos perceberam que o pequeno puma respirava com dificuldade e não se aproximava da mãe.

A morte causou comoção entre os funcionários do zoológico nesta manhã:

; A gente tem um momento de felicidade muito grande quando nasce um filhote aqui. Então, quando morre, é bem triste ; disse o veterinário.

Pagani explica que o comportamento de Clara é natural em animais que são criados por humanos, uma vez que ela não teve contato com sua mãe e não desenvolveu o instinto materno necessário para os cuidados com o recém-nascido.

; Ela já mostrou que é fértil. É provável que nos próximos meses entre no cio de novo e a gente faça uma nova tentativa ; explicou o veterinário.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação