Brasil

Shopping de SP é incluído em lista de áreas contaminadas com gás metano

postado em 16/09/2011 20:40
São Paulo ; O terreno onde está localizado o Shopping Center Norte, na zona norte da capital paulista, foi incluído na lista de áreas contaminadas críticas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que constatou acúmulo de gás metano no subsolo. O shopping foi construído sobre um antigo lixão.

De acordo com a Cetesb, o shopping foi autuado por não ter cumprido medidas emergenciais, como a instalação de drenos para o gás em toda a área do empreendimento. O órgão ambiental ressalta que as medidas são necessárias para ;afastar quaisquer eventuais riscos de explosividade, em consequência de uma concentração do gás em espaço confinado;.

A Cetesb multou o centro comercial, que tem 331 lojas duas vezes: R$ 8.725, em maio, e R$ 17.450, em agosto. Além disso, o órgão encaminhou oficios sobre a situação para o Ministério Público Estadual, a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente.

O Center Norte disse, por meio de nota, que monitora o terreno constantemente e que o risco de incêndio ou explosão é ;improvável;. ;Uma vez que o metano está localizado no subsolo do empreendimento e não acima do piso do shopping;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação