Brasil

Bombeiros atendem apenas emergências nas praias do Rio de Janeiro

Agência Brasil

Publicação: 11/02/2012 12:39 Atualização:

Rio de Janeiro - Os bombeiros do Grupamento Marítimo (Gmar) estão prestando apenas atendimentos emergenciais nas praias do Rio e só vão normalizar as atividades quando o cabo Benevenuto Daciolo, preso na noite da última quarta-feira (8), for solto, informou o sargento Paulo Nascimento, do 1º Grupamento de Socorro e Emergência (GSE). Ele é um dos líderes da categoria no movimento grevista iniciado há dois dias por policiais civis e militares e pelos bombeiros do estado.

Na orla da zona sul, alguns postos do Gmar estão vazios e em outros, poucos militares que se apresentaram não estão usando os uniformes vermelhos do grupamento. “Eles até estão fazendo atendimentos, mas apenas os emergenciais, e estão descaracterizados. Não colocaram a roupa [uniforme de trabalho]. Temos que mostrar que a greve está ocorrendo”, disse Nascimento.

Segundo o sargento, o movimento segue parâmetros legais. “O atendimento está sendo feito precariamente, mas está sendo feito. A gente está usando a lei. Temos a adesão de praticamente 90% das categorias na paralisação e, nesse total, 30% do atendimento estão sendo feitos”, disse.

Nascimento explicou que a manifestação não busca apenas melhoria salarial, mas melhores condições de trabalho e dignidade. Segundo ele, muitas vezes os bombeiros vão para as ruas salvar vidas e acabam se acidentando ou morrendo porque não têm equipamentos de segurança.

Por ser uma das lideranças do movimento, Paulo Nascimento admitiu que pode ser preso. Ontem (10), foram emitidos pelo menos 11 mandados de prisão de lideranças grevistas. “Estou pronto para ser preso. Se tiver que me apresentar, vou me apresentar. Não temos medo disso. A gente vai se apresentar porque não tem nada a esconder. Não somos criminosos”, acrescentou.

Esta matéria tem: (2) comentários

Autor: Fabricio
As autoridades se escoram nesse codigo penal militar arcaico para fazerem a sociedade condenar o movimento de policiais e bombeiros. Porque não simplesmente negociar e pagar salários decentes aos homens que diariamente ajudam pessoas ?! São trabalhadores como outros, mas tratados com desigualdade !!! | Denuncie |

Autor: Val F.S
É isso aí companheiros a PMDF é solidária a vcs, dia 15/02 realizaremos uma assembléia com indicativo de greve aqui no DF, pena que os companheiros do Bombeiro daqui não tem a mesma coragem aí de vocês para aderirem ao movimento aqui com nós policiais militares. Avante, não há vitória sem lutas. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.