Brasil

Entidades médicas cobram da Anvisa veto aos cigarros com sabor

postado em 06/03/2012 06:00
Entidades médicas e órgãos regionais, liderados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), protocolaram ontem uma carta na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) protestando contra a decisão tomada pela agência reguladora de adiar a votação da resolução que proíbe a adição de açúcares e flavorizantes, como o mentol, na produção de cigarros. A sessão para definir a questão está marcada para a próxima terça-feira.

No documento, eles afirmam ;perplexidade; e ;inquietação; com o posicionamento do órgão federal e revelaram preocupação com as futuras deliberações conduzidas pela agência. ;Não é admissível que uma agência do porte da Anvisa ; que possui corpo técnico altamente qualificado ; possa dispensar as sólidas evidências científicas e basear sua decisão na contramão dos interesses da saúde da população;, diz trecho do manifesto, assinado pela Associação Médica Brasileira (AMB), Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Academia Nacional de Medicina (ANM), Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (Sboc), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação