Brasil

Saúde espera retirar cerca de 25 mil toneladas de sódio das prateleiras

postado em 29/08/2012 07:46
Finalmente, o Ministério da Saúde resolveu agir para enfrentar um problema gravíssimo na mesa do brasileiro: a quantidade de sal consumida. O governo fechou um acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia) para reduzir o teor de sódio em alimentos processados. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população consome em média 12 gramas diárias, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta o uso de apenas cinco gramas.



Segundo o acordo, a indústria fará uma redução de sódio escalonada em temperos, caldos, cereais matinais e margarinas vegetais, em 2013 e 2015. A expectativa do ministério é de que, até 2020, cerca de 25 mil toneladas de sódio sejam retiradas das prateleiras. No entanto, o próprio ministro, Alexandre Padilha, admitiu que a ação proposta não é suficiente para alcançar o consumo ideal. ;Nosso grande esforço é chegar à média da OMS. É lógico que isso não tem relação só com os produtos industrializados.; Padilha também citou outras soluções, como o Programa Saúde na Escola, que conta com ações de prevenção e atenção à saúde.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação