Brasil

Projeto que dá novos limites da Serra da Canastra tramita no Senado Federal

A estimativa é que haja cerca de 3 mil propriedades rurais na região

Gustavo Werneck/Estado de Minas
postado em 14/04/2013 08:05

A estimativa é que haja cerca de 3 mil propriedades rurais na região

Capitólio e Delfinópolis (MG)
; De jeito manso, o produtor rural João Bentinho da Costa, 57 anos, chega de forma discreta no seu cavalo. Com um toque na ponta do chapéu, cumprimenta os amigos da comunidade de Espalhinha, em Capitólio, desce da sela e depois se junta ao grupo de moradores que discute o assunto do momento na região: a nova delimitação do Parque Nacional da Serra da Canastra, criado em 1972 no Sudoeste de Minas e guardião das nascentes do Rio São Francisco. A iniciativa ; que tem entre os autores o deputado federal Odair Cunha (PT-MG) e tramita no Senado com o substitutivo de Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) ; daria vida nova a centenas de famílias, cujos antepassados se fixaram nas terras há mais de um século: o parque nacional ficaria com 121 mil hectares e teria parte (76 mil ha) transformados em Monumento Natural, dividido em dois pedaços.

;É uma área especial que precisa de cuidados especiais. Com essa solução, os produtores vão saber exatamente o que podem e o que não podem fazer aqui. Será o fim dos conflitos ;, diz Cunha, que, na quinta e na sexta-feira, esteve com um grupo de congressistas discutindo com as comunidades as futuras mudanças. A estimativa é que haja cerca de 3 mil propriedades rurais na região.

A estimativa é que haja cerca de 3 mil propriedades rurais na região

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação