Brasil

Prontos-socorros paulistas têm macas com pacientes nos corredores

Fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), feito em 71 prontos-socorros (PS) do estado, constatou que 57,7% deles têm macas com pacientes nos corredores

postado em 04/06/2013 16:29
São Paulo ; Fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), feito em 71 prontos-socorros (PS) do estado, constatou que 57,7% deles têm macas com pacientes nos corredores; 66,2% enfrentam dificuldade de encaminhar pacientes para outros serviços de referência e 57,7% estão com equipes médicas incompletas.

O levantamento, divulgado nesta terça-feira (4/6), mostra que em 46,5% dos prontos-socorros não há chefia de plantão nem médico diarista; em 59,2% das salas de emergência falta algum tipo de material e em 32,4% dos PS não é feita a triagem com classificação de risco. ;As conclusões [obtidas a partir] do levantamento revelam falhas graves dos serviços de urgência e emergência, que colocam a população em risco e não oferecem aos médicos condições mínimas e adequadas de trabalho;, diz o texto.

O Cremesp responsabiliza pela situação a falta de políticas públicas de saúde eficientes dos governos federal, estadual e municipal. Também é apontado o subfinanciamento do Sistema Único de Saúde e a escassez de recursos humanos, ;relacionada às condições precárias de trabalho e à ausência de plano de carreira de estado;.



Dos 71 prontos-socorros vistoriados entre fevereiro e abril de 2013, 23 estão na capital e 48 em 35 municípios do interior, litoral e Grande São Paulo. Do total, 30 são PS públicos municipais, 22 filantrópicos, 16 públicos estaduais e três privados.

O Cremesp informa que, embora englobe quase 10% do total dos serviços de urgência e emergência no estado, o levantamento não tem significância estatística em relação ao total dos prontos-socorros de São Paulo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação